MUSICALIZAÇÃO INFANTIL: UM INSTRUMENTO UTILIZADO PELO PEDAGOGO (A) PARA O COMBATE A XENOFOBIA

Palavras-chave: Xenofobia. Musicalização. Diversidade Cultural.

Resumo

Este artigo foi elaborado com a finalidade de fazer uma reflexão sobre a musicalização infantil no Brasil, assim como a compreensão da xenofobia, para entender a relação que existe entre ambas, partindo do pressuposto de que a xenofobia é um tema de extrema relevância  quando se trata de preconceito, discriminação e diversidade cultural. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica a partir de autores (a) que discutem a temática. Assim enfatiza compreender os aspectos culturais e regionais, adentrando a discussão do preconceito e discriminação, e finalizando com a discussão da musicalização infantil como instrumento utilizado pelo pedagogo (a) no processo de aprendizagem da criança. Este artigo foi motivado pela participação das acadêmicas na disciplina optativa do curso de Pedagogia durante sua graduação do curso de Serviço Social, assim, a partir da necessidade de ter tais questões levantadas, analisadas e discutidas. Chega-se à conclusão de que a musicalização infantil pode ser utilizado como um importante mecanismo para que as crianças possam compreender a respeito das diversas formas de culturas, considerando que a música estimula, não somente a coordenação motora, como também a capacidade de aprendizagem, desenvolver conhecimento e subjetividade, no intuito de aprender a respeitar e cultivar a inclusão cultural, pautando-se no conceito da cidadania.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lorrany Gomes Da Silva, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Graduanda em Serviço Social pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). 

Francisca Benigno de Lima , Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal do Tocantins-UFT e pós-graduanda em Serviço Social na Educação pela Faculdade Dom Alberto, pesquisadora do grupo de estudos e pesquisas em proteção social e famílias-GEPPSFAM. 

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

BRASIL, Ministério da Educação. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília: MEC\SEF, 1988. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/rcnei_vol1.pdf. Acesso em 9 de Novembro de 2021.

BRASIL. LEI Nº 7.716, de 5 de janeiro de 1989. In: ANGHER, Anne Joyce. Vade mecum acadêmico de direito RIDEEL. 20.ed. São Paulo: RIDEEL, 2015. p.1024- 1025.

BRASIL. LEI Nº 11.769 de 18 de agosto de 2008. Altera a Lei 9394 de 20 de dezembro de 1996, Lei de Diretrizes e Bases da Educação, para dispor sobre a Obrigatoriedade do ensino da música na educação básica. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11769.htm. Acesso em 7 de Outubro de 2021.

BRÉSCIA, Vera Lúcia Pessagno. Educação musical: bases psicológicas e ação preventiva. São Paulo: Átomo, 2003.

BRITO, F.; SOUZA, J. Expansão urbana nas grandes metrópoles: o significado das migrações intrametropolitanas e da mobilidade pendular na reprodução da pobreza. Revista Perspectiva, Fundação Seade, jan. 2006. Disponível em: http://produtos.seade.gov.br/produtos/spp/v19n04/v19n04_03.pdf Acesso em: 11 de novembro. 2021.

CHIARELLI, Ligia Karina Meneghetti; BARRETO, Sidirley de Jesus. A importância da musicalização na educação infantil e no ensino fundamental: a música como meio de desenvolver a inteligência e a integração do ser. Recreart, Santiago de Compostela, jun. 2005. Disponível em: http://www.iacat.com/revista/recrearte/recrearte03/musicoterapia.htm Acesso em 5 de Outubro de 2021.

FREYRE, Gilberto (2006). Casa Grande e Senzala. 51ª ed. São - Paulo. Global Editora.

GAINZA, Violeta Hemsy de. Estudos de psicopedagogia musical. 2. ed. São Paulo: Summus, 1988.

JOLY, Ilza, Zenker, Leme, (2003). Educação e educação musical: conhecimentos para compreender a criança e suas relações com a música. In:____. HENTSCHKE, L: DEL BEM,L. (Orgs.). Ensino de Música: propostas para pensar e agir em sala de aula. São Paulo: Ed. Moderna. Cap 7.

NASCIMENTO, Elisa Larkin Sankofa. Educação e identidade afrodescendente. In: a importância da música na educação infantil. Disponível em: monografias.brasilescola.uol.com.br. Acesso em 15 de Novembro. 2021.

WINN, Marie. Como Educar Crianças Em Grupos: Técnicas Para Entreter Crianças. São Paulo: Ibrasa, 1975.
Publicado
2022-12-16
Como Citar
Gomes Da Silva, L., & Benigno de Lima , F. (2022). MUSICALIZAÇÃO INFANTIL: UM INSTRUMENTO UTILIZADO PELO PEDAGOGO (A) PARA O COMBATE A XENOFOBIA. Revista Extensão, 6(2), 113-119. Recuperado de https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/6909