MELASMA, FORMAS SIMPLES DE EVITAR E TRATAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A EXTENSÃO CURRICULAR NO CURSO DE TECNOLOGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA

  • Aparecida Gomes de Sousa Instituto de Ensino Superior do Sul do Maranhão (IESMA/UNISULMA)
  • Bianca Carvalho da Silva Instituto de Ensino Superior do Sul do Maranhão (IESMA/UNISULMA)
  • Alane Barbosa Sousa Santos Instituto de Ensino Superior do Sul do Maranhão (IESMA/UNISULMA)
  • Amanda Dionara Boaes de Moura Instituto de Ensino Superior do Sul do Maranhão (IESMA/UNISULMA)
  • Ana Kessya Lima Sousa Instituto de Ensino Superior do Sul do Maranhão (IESMA/UNISULMA)
  • Andreza Karine de Oliveira Araújo Instituto de Ensino Superior do Sul do Maranhão (IESMA/UNISULMA)
  • Angélica Bezerra Rodrigues Instituto de Ensino Superior do Sul do Maranhão (IESMA/UNISULMA)
  • Ariadna Rodrigues Herênio Instituto de Ensino Superior do Sul do Maranhão (IESMA/UNISULMA)
  • Giovana Nogueira de Castro Instituto de Ensino Superior do Sul do Maranhão (IESMA/UNISULMA)
  • Francisco Dimitre Rodrigo Pereira Santos Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) https://orcid.org/0000-0003-3036-7631
Palavras-chave: Melasma. Extensão Universitária. Educação em Saúde.

Resumo

O objetivo do presente estudo é de apresentar um relato de experiência sobre a extensão curricular no curso de Tecnologia em Estética e Cosmética sobre melasma, formas simples de evitar e tratar. A princípio o projeto seria desenvolvido de forma presencial no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), no entanto, devido esse período pandêmico da COVID-19, foi realizado um circuito de lives pelo Instagram. A organização da live foi em três momentos, o primeiro foi o convite de uma palestrante que fosse egressa do curso. O segundo foi tido pela organização e confecção do material de divulgação. E o terceiro momento foi a realização da live, e a fim de ter o retorno os espectadores, que durante a live foi disponibilizada uma avaliação da satisfação. Com a realização live foi possível alcançar 51 pessoas de forma virtual, com bastante interação no chat, onde surgiram perguntas sobre o assunto nas quais as componentes do grupo responderam imediatamente. Essa experiência, possibilitou que levássemos conhecimento sobre o melasma, formas simples de evitar e tratar para a comunidade em geral, além de mudanças internas em cada componente do grupo no que tange o ensino superior, vida profissional de comunidade.

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Biografia do Autor

Aparecida Gomes de Sousa, Instituto de Ensino Superior do Sul do Maranhão (IESMA/UNISULMA)

Graduanda em Tecnologia em Estética e Cosmética pelo Instituto de Ensino Superior do Sul do Maranhão-(IESMA/UNISULMA).

Bianca Carvalho da Silva, Instituto de Ensino Superior do Sul do Maranhão (IESMA/UNISULMA)

Graduanda em Tecnologia em Estética e Cosmética pelo Instituto de Ensino Superior do Sul do Maranhão (IESMA/UNISULMA).

Alane Barbosa Sousa Santos, Instituto de Ensino Superior do Sul do Maranhão (IESMA/UNISULMA)

Graduanda em Tecnologia em Estética e Cosmética pelo Instituto de Ensino Superior do Sul do Maranhão (IESMA/UNISULMA).

Amanda Dionara Boaes de Moura, Instituto de Ensino Superior do Sul do Maranhão (IESMA/UNISULMA)

Graduanda em Tecnologia em Estética e Cosmética pelo Instituto de Ensino Superior do Sul do Maranhão (IESMA/UNISULMA).

Ana Kessya Lima Sousa, Instituto de Ensino Superior do Sul do Maranhão (IESMA/UNISULMA)

Graduanda em Tecnologia em Estética e Cosmética pelo Instituto de Ensino Superior do Sul do Maranhão (IESMA/UNISULMA).

Andreza Karine de Oliveira Araújo, Instituto de Ensino Superior do Sul do Maranhão (IESMA/UNISULMA)

Graduanda em Tecnologia em Estética e Cosmética pelo Instituto de Ensino Superior do Sul do Maranhão (IESMA/UNISULMA).

Angélica Bezerra Rodrigues, Instituto de Ensino Superior do Sul do Maranhão (IESMA/UNISULMA)

Graduanda em Tecnologia em Estética e Cosmética pelo Instituto de Ensino Superior do Sul do Maranhão (IESMA/UNISULMA).

Ariadna Rodrigues Herênio, Instituto de Ensino Superior do Sul do Maranhão (IESMA/UNISULMA)

Graduanda em Tecnologia em Estética e Cosmética pelo Instituto de Ensino Superior do Sul do Maranhão (IESMA/UNISULMA).

Giovana Nogueira de Castro, Instituto de Ensino Superior do Sul do Maranhão (IESMA/UNISULMA)

Mestre em Saúde Pública e Veterinária pela Universidade Técnica de Lisboa (UTL) Portugal. Docente do Curso de Tecnologia em Estética e Cosmética do Instituto de Ensino Superior do Sul do Maranhão (IESMA/UNISULMA).

Francisco Dimitre Rodrigo Pereira Santos, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Docente do Curso de Tecnologia em Estética e Cosmética do Instituto de Ensino Superior do Sul do Maranhão (IESMA/UNISULMA).

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Publicado
2022-01-28
Como Citar
Gomes de Sousa, A., Carvalho da Silva, B., Barbosa Sousa Santos, A., Boaes de Moura, A. D., Lima Sousa, A. K., de Oliveira Araújo, A. K., Bezerra Rodrigues, A., Rodrigues Herênio, A., Nogueira de Castro, G., & Dimitre Rodrigo Pereira Santos, F. (2022). MELASMA, FORMAS SIMPLES DE EVITAR E TRATAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A EXTENSÃO CURRICULAR NO CURSO DE TECNOLOGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA. Revista Extensão, 5(4), 67-74. Recuperado de https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/6168
Seção
Relatos de Experiência