POLÍTICAS PÚBLICAS DE LEITURA NO BRASIL: UM BREVE BALANÇO

Resumen

O presente estudo tem como ponto de partida fazer um balanço das principais políticas públicas de fomento à leitura sinalizada em programas, projetos e campanhas governamentais. Partindo da gestão de Getúlio Vargas (1930) até a gestão de Dilma Rousseff (2015) o artigo vai resgatar alguns programas como o Instituto Nacional da Leitura – INL, o PROLER, Pro-Leitura, campanhas como: “Leia mais, seja mais” dentre outros. Utilizando como referencial teórico, autores que discutem a temática, tais como: (FREIRE,1989; KOSIK, 1976; LAJOLO, 1993; PERROTI, 1990; ZILBERMAN, 2004). Metodologicamente, optou-se pela pesquisa bibliográfica e documental, em especial programas e projetos que se articulam com a esfera da leitura. No estudo em tela, percebe-se um descaminho em torno da leitura, uma vez que nosso país passa por desigualdades que se alastram para outras áreas da vida social. É um efeito em cadeia, problemas de ordem econômica afetam a vida em sociedade e aniquilam o desenvolvimento educacional de sujeitos. Por fim, acreditamos que é por meio da educação, da promoção da leitura e da escrita, que, um dia, teremos um país mais igualitário e menos excludente. É por meio da educação que se transforma uma sociedade e através das políticas públicas, em particular as políticas públicas de leitura que novos acessos são possíveis.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Simone Natividade Santos, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Doutoranda em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura (PPGLL).

Reinaldo Batista dos Santos, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE).

Janine Oliveira Cardeal, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE).

Citas

BAUMAN, Zygmunt. Capitalismo parasitário: e outros temas contemporâneos. Tradução: Eliana Aguiarr - Rio de Janeiro: Jorge Zahar, Ed, 2010.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil: Texto constitucional promulgado em 5 de outubro de 1988 – Brasília.

______. Decreto-Lei nº 93 de 21 de dezembro de 1937. Cria o Instituto Nacional do Livro. Diário Oficial da União - Seção 1 - 27/12/1937, p. 25.586. Disponível em: http://www2.camara.gov.br/legin/fed/declei/1930-1939/decreto-lei-93-21-dezembro-1937-350842-publicacao-1-pe.html. Acesso em: 12 jul. 2016.

______. Ministério da Cultura; Ministério da Educação; PNLL. Plano Nacional do Livro e Leitura. 2006. Disponível em: http://www.vivaleitura.com.br/pnll2/images/pnll_download.pdf. Acesso em: 15 jul. 2016.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 2005.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler em três artigos que se completam. 23. ed. Coleção Polêmicas do nosso tempo. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989.

KOSIK, k. Dialética do concreto. trad. Célia Neves e Alderico Toríbio. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976.

LAJOLO, Marisa. Do Mundo da leitura para a leitura do mundo. São Paulo: Ática, 1993.

LAJOLO, Marisa; ZILBERMAN, Regina. A formação da leitura no Brasil. 3 ed, São Paulo. Ática, 2009.

LINDOSO, Felipe. O Brasil pode ser um país de leitores?: política para cultura/ política para o livro. São Paulo: Summus Editorial, 2004.

PAINI, L. D. et. al. Retrato do analfabetismo: algumas considerações sobre a educação no Brasil. Acta Sci. Human Soc. Sci: Maringá, Vol. 27, n. 2, p. 223-230, 2005.

PERROTTI, E. Confinamento Cultural, Infância e Leitura. São Paulo: Summus, 1990.

RIBEIRO, Nadja Nayra; FREIRE, J. A., C; COSTA, D. B. Políticas públicas para o livro e leitura: Programa Nacional de Biblioteca Escolar e Programa Nacional do Livro Didático. Tema 3 Trabalho Docente e Políticas Educativas, volume 2, 2013 (2654- 2661, pp).

SAVIANI, Dermeval. Educação socialista, pedagogia histórico-crítica e os desafios da sociedade de classes. In: SAVIANI, D.; LOMABARDI, J. C. (Orgs). Marxismo e educação: debates contemporâneos. Campinas, São Paulo: Autores Associados, 2005, p. 223-274.

SILVA, Ezequiel T. Leitura na escola e na biblioteca. Campinas, SP: Papirus, 1986.

ZILBERMAN, Regina; SILVA, Ezequiel Teodoro da. Leitura - perspectivas interdisciplinares. 5ª ed. São Paulo: Ática, 2004.

Publicado
2021-10-06
Cómo citar
Natividade Santos, S., Batista dos Santos, R., & Oliveira Cardeal, J. (2021). POLÍTICAS PÚBLICAS DE LEITURA NO BRASIL: UM BREVE BALANÇO. Revista Extensão, 5(2), 35-41. Recuperado a partir de https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/5386
Sección
Artigos