GESTÃO FINANCEIRA E MARKETING: PRÁTICA NO MERCADO NO MUNICÍPIO DE DIANÓPOLIS

  • Claudia Rodrigues Costa de Carvalho Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)
  • Nilva Rodrigues Pereira Gomes Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)
  • Eduardo Amaral Meireles Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)
  • Marcos Antônio Carvalho Viana Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)
  • Gabrielly Martins Dos Santos Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)
  • Rosangela Cardoso Viana Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)
  • Adriana Moreira Dias Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) https://orcid.org/0000-0002-7342-6729
Palavras-chave: Planejamento Financeiro. Sustentabilidade. Recursos Financeiros.

Resumo

O presente Relato de Experiência visa apresentar um projeto de extensão interdisciplinar no âmbito do curso de administração, o projeto visou proporcionar conhecimento prático sobre técnicas, métodos, tecnologias e conceitos de finanças e marketing, através da criação de duas empresas voltadas para a sustentabilidade. Os discentes avaliaram o mercado, e criaram um plano de negócios que foi dividido em seis etapas distintas, estabelecendo a viabilidade econômica destas empresas, com isso os acadêmicos puderam viver a experiência prática de um negócio sustentável. Para isso as disciplinas de marketing e a gestão financeira proporcionaram além de um alicerce teórico, ampla visão de mercado, e os produtos gerados atingiram o planejamento inicial dos coordenadores da ação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudia Rodrigues Costa de Carvalho, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Mestranda em Administração pela MUST University, Estados Unidos. MBA em comunicação empresarial e marketing pelo Instituto Tocantinense de Educação Superior e Pesquisa LTDA. Coordenadora do curso de Administração do Campus de Dianópolis da Universidade estadual do Tocantins (Unitins).

Nilva Rodrigues Pereira Gomes, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu em Avaliação Escolar em Matemática pela Fundação Cesgranrio.  Docente do curso de Administração do Campus de Dianópolis da Universidade estadual do Tocantins (Unitins).

Eduardo Amaral Meireles, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu em Avaliação Escolar em Matemática pela Fundação Cesgranrio. Docente do curso de Administração do Campus de Dianópolis da Universidade estadual do Tocantins (Unitins).

Marcos Antônio Carvalho Viana, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Graduado em Administração pela Universidade estadual do Tocantins (Unitins) Campus de Dianópolis).

Gabrielly Martins Dos Santos, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Graduada em Administração pela Universidade estadual do Tocantins (Unitins) Campus de Dianópolis).

Rosangela Cardoso Viana, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Graduada em Administração pela Universidade estadual do Tocantins (Unitins) Campus de Dianópolis).

Adriana Moreira Dias, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Graduanda em Direito pela Universidade Estadual do Tocantins (Unitins). Servidora Técnico-Administrativa da Unitins - Câmpus de Dianópolis.

Referências

CORAL, Eliza. Modelo de planejamento estratégico para a sustentabilidade empresarial. Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.2002. Disponível em: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82705 Acesso em: 12 fev.

FIORAVANÇO, Joao Caetano. Mercado Muncial da banan: Produção, comércio e participação brasileira . São Paulo: Informações econômicas. V.33, n.10, out. 2013.

LUZ, Erico Eleutério da. Gestão financeira e orçamentária. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2015.

OLIVEIRA, Thiago José; RODRIGUES, Waldecy. Planejamneto espacial e o projeto de irrigação Manuel Alves na Microrregião de Dianópolis (TO). Goiania: Baru, v.03, n.02, p.173-193, jul/dez, 2017.

SANTOS, David Ferreira. Modelo de Getsçao Financeira aplicada em empresa do setor de Construção Civil. Anais XVII SEMEAD, Seminário de Administração. 2014.

RIBEIRO, Lucyara. Estudos avançados do marketing sustentável. São Paulo: Pearson Education, 2017.

Publicado
2022-01-28
Como Citar
Rodrigues Costa de Carvalho, C., Rodrigues Pereira Gomes, N., Amaral Meireles, E., Antônio Carvalho Viana, M., Martins Dos Santos, G., Cardoso Viana, R., & Moreira Dias, A. (2022). GESTÃO FINANCEIRA E MARKETING: PRÁTICA NO MERCADO NO MUNICÍPIO DE DIANÓPOLIS. Revista Extensão, 5(4), 36-41. Recuperado de https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/5212
Seção
Relatos de Experiência