PIBID: A CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES SOCIOINTERACIONISTAS
Abstract
O presente trabalho tem como objetivo expor e analisar as possibilidades e o potencial do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) em relação aos professores em formação no que se refere à maneira como eles lidam com os discentes, ou seja, quanto a possibilidade de divergir do ensino tradicional, atuando na zona de desenvolvimento proximal (ZDP). À luz de Vygotsky (1984), Freire (1997) e Figueiredo (2019) percorreremos esse caminho. Nossa pesquisa é de base qualitativa descritiva (ERICKSON, 1986) fundamentada como pesquisa-ação (THIOLLENT, 1986) cuja coleta de dados se deu prioritariamente através de observação participante (DEMO, 1995) através da preparação e aplicação de sequências didáticas a estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental. Nossos resultados apontam desenvolvimento importante para a formação de professores sociointeracionistas que trabalham em conjunto com colegas e também com os estudantes. Todos os envolvidos alcançaram aprendizagem relevante, professores em formação e estudantes da unidade escolar.
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References
DEMO, Pedro. Metodologia científica em Ciências Sociais. São Paulo: Atlas, 1995. Disponivel em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4613808/mod_resource/content/1/PEDRO_DEMO_Metodologia_cientifica_em_cie.pdf Acesso em: 08/09/2020
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