PIBID: A CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES SOCIOINTERACIONISTAS

Abstract

O presente trabalho tem como objetivo expor e analisar as possibilidades e o potencial do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) em relação aos professores em formação no que se refere à maneira como eles lidam com os discentes, ou seja, quanto a possibilidade de divergir do ensino tradicional, atuando na zona de desenvolvimento proximal (ZDP). À luz de Vygotsky (1984), Freire (1997) e Figueiredo (2019) percorreremos esse caminho. Nossa pesquisa é de base qualitativa descritiva (ERICKSON, 1986) fundamentada como pesquisa-ação (THIOLLENT, 1986) cuja coleta de dados se deu prioritariamente através de observação participante (DEMO, 1995) através da preparação e aplicação de sequências didáticas a estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental. Nossos resultados apontam desenvolvimento importante para a formação de professores sociointeracionistas que trabalham em conjunto com colegas e também com os estudantes. Todos os envolvidos alcançaram aprendizagem relevante, professores em formação e estudantes da unidade escolar.

 

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Author Biographies

Michele Marques dos Santos, Universidade Federal do Tocantins

Acadêmica do curso de Licenciatura em Letras português pela Universidade Federal do Tocantins - UFT. Bolsista do Programa de Iniciação à Docência (PIBID) subnúcleo Letras-Linguagens. 

Adriana Capuchinho, Universidade Federal do Tocantins

Doutora em Estudos Linguísticos e Literários em Língua inglesa (DLM/USP), mestre em Antropologia Social (DA/USP). Graduada em Letras Inglês e Português e em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH-USP). Docente do curso de Letras - Língua inglesa na UFT-CPN e do PPG Letras UFT-CPN. Coordenadora do PIBID Letras UFT-CPN 2018-2020. 

References

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Published
2021-03-31
How to Cite
Marques dos Santos, M., & Capuchinho, A. (2021). PIBID: A CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES SOCIOINTERACIONISTAS. Revista Extensão, 4(4), 67-72. Retrieved from https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/4140
Section
Artigos