INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: EXPECTATIVAS, DESAFIOS E REALIDADES PARA ENSINAR LÍNGUA INGLESA NO NORTE DO TOCANTINS

Abstract

Este relato de experiência se desenvolveu com o intuito de evidenciar a prática docente de bolsistas de um programa de iniciação à docência no Norte do Tocantins. Pretende-se discutir os aspectos que encontrados nos bastidores das aulas de Língua Inglesa, as reflexões vivenciadas na realidade de uma escola pública, as expectativas, os desafios, e a agência de iniciantes à docência diante das adversidades encontradas na prática do ensino de língua. Este trabalho não se desenvolveu apenas na escola, mas com a escola, de maneira participativa. Como resultados neste trabalho, evidenciam-se as experiências de futuros professores em processo de formação e a importância da oportunidade de participar do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID).

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Adonelson Nascimento Damascena, Universidade Federal do Tocantins

Graduando em Letras, UFT. 

Elisa Borges de Alcântara Alencar, Universidade Federal do Tocantins

Doutora em Linguística (UFSCAR). Professora Doutora no curso de Língua Inglesa da UFT, câmpus de Araguaína. 

João Pedro Araújo de Oliveira, Universidade Federal do Tocantins

Graduando em Letras, UFT. 

Nara da Costa Sandes Rocha, Universidade Federal do Tocantins

Aluna do curso de letras da UFT.

References

ALENCAR, E. B. D. A. Formação com professores de língua inglesa da rede pública no Tocantins: cenas de letramento crítico. Tese de doutorado. Programa de Pós Graduação em Linguística. Universidade Federal de São Carlos, 2017.

ASSIS-PETERSON, A. A; COX, M.I.P. Inglês em tempos de globalização: para além de bem e mal. Calidoscópio, v.5, n.1, p.5-14,2007.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Versão final. Brasília: Ministério da Educação, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCCpublicacao.pdf.Acesso em: 19 de junho de 2020.

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Kafka: para uma literatura menor. Tradução e prefácio: Rafael Godinho. Lisboa: Ed. Assírio& Alvim,2003.

DIONÍSIO, A. Gêneros Multimodais e Multiletramento. In: Gêneros Textuais: reflexões e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna. 2006.

DUBOC, A. P. M.; FERRAZ, D.M. Letramentos críticos e formação de professores de inglês: currículos e perspectivas em expansão.

FERNANDES, F. A. Crenças, experiências e ações de professores de inglês (LE) de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Tese De doutorado. Programa de Pós Graduação em Linguística. Universidade Federal de São Carlos, 2017.

FERRAZ, D. M.; FURLAN, C. J. K. Educação Linguística em línguas estrangeiras.

FERREIRA, N. S. C. Formação continuada e gestão da educação. São Paulo: Cortez, 2006

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia. São Paul: Paz e Terra, 2011.

______. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. (Coleção Leitura).

GIROUX, H. A. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem [Trad. Daniel Bueno]. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

LEITE, P. M. C. C. Yes, nós vamos correr para “dominar” a Língua: como a
Língua Inglesa é representada em dois textos da Veja. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de São João Del Rei. 2013.

MENDONÇA, A. Teoria do Alinhamento Construtivo: fundamentos e aplicações. 2014. Disponível em: https://www.academia.edu/17729627/Teoria_do_Alinhamento_Construtivo_-_Fundamentos_e_Aplica%C3%A7%C3%B5es_Andr%C3%A9a_Mendon%C3%A7a. Acesso em 19 de junho de 2020.

PENNYCOOK, A. English and the discourses of colonialismo. London: Routledge, 1998.

RAJAGOPALAN, k. Por uma linguística crítica: linguagem, identidade e a questão ética. São Paulo: Parábola Editorial, 2003
SCHLATTER, Margarete; GARCEZ. Pedro. Línguas adicionais na escola: aprendizagens colaborativas em Inglês. Erechim: Edelbra, 2012.

VEIGA, I. P. A. Organização didática da aula: um projeto colaborativo de ação imediata. In: VEIGA, I. P. A (Org.). Aula: gênese, dimensões, princípios e práticas. Campinas: Papirus, 2008.

ZABALZA, M., A. Qualidade em educação infantil. Porto Alegre: Artmed.1998
Published
2020-12-15
How to Cite
Nascimento Damascena, A., Borges de Alcântara Alencar, E., Araújo de Oliveira, J. P., & da Costa Sandes Rocha, N. (2020). INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: EXPECTATIVAS, DESAFIOS E REALIDADES PARA ENSINAR LÍNGUA INGLESA NO NORTE DO TOCANTINS. Revista Extensão, 4(3), 162-172. Retrieved from https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/4137
Section
Artigos