DIÁLOGOS PIBIDIANOS - TRAJETÓRIAS DE PROFESSORES, TESSITURAS DO TEMPO VIVIDO: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO
Abstract
A articulação entre professores e suas trajetórias de vida foi pensada na proposta pedagógica do PIBID (2018/2020) do Curso de Pedagogia do Campus de Palmas da UFT (TO), para além do fazer docente em sala de aula. Os Diálogos Pibidianos aconteceram na perspectiva da força das memórias docentes como dispositivo de boas referências de trabalho. Propõe-se o aperfeiçoamento de educandos da graduação para o exercício da docência, agregando ao processo de ensino aprendizagem, qualificação e desenvolvimento profissional. Nosso referencial teórico aposta que o ser professor sobrevêm da condição de seu desenvolvimento pessoal, na qual sua trajetória formativa é elemento de análise de novas práticas docentes. É na confiança deste argumento de envolvimento com boas práticas relatadas por profissionais de vários segmentos sociais, bem como de redes de atuação que procuramos planejar como etapa de construção de saberes da prática, a memória de educadores que vivem no norte do Brasil. Neste trabalho apresentaremos algumas sínteses produzidas pelos próprios discentes em seus relatórios semestrais sobre a vivência dos Diálogos, nos quais se destaca a percepção da riqueza das trocas de saberes intergeracionais, Os depoimentos de egressos e supervisores contribuem para destacar a validade da experiência formativa e o processo de protagonismos discentes.