O PIBID E A (TRANS) FORMAÇÃO NA PRÁTICA DOCENTE DOS BOLSISTAS: UMA OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE DO PROJETO “O AMBIENTE POR UM FIO, DE OLHO NAS ÁGUAS DE TAQUARUÇU GRANDE ”
Abstract
Este trabalho propõe desenvolver uma análise crítica acerca das percepções advindas de atividades pedagógicas vivenciadas por bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), durante a licenciatura em Pedagogia na Universidade Federal do Tocantins, campus Palmas. Trata-se de método indutivo por meio de pesquisa de campo, consubstanciada com a observação participante do subprojeto PIBID desenvolvido na Escola Municipal Henrique Talone Pinheiro, entre os anos de 2016 a 2018. O corpus da pesquisa está constituído pela análise de vivências narrativas coletadas em diários de bordo e relatórios pedagógicos elaborados pelas bolsistas durante a execução do projeto de Educação Ambiental intitulado de “O ambiente por um fio, de olho nas águas de Taquaruçu Grande”. As análises revelaram a importância do PIBID como oportunidade de (re) significar o próprio processo de formação inicial docente enquanto uma proposta de construção coletiva de suas próprias condições enquanto futuras professoras. Em conclusão, cabe destacar que a inserção das bolsistas favoreceu uma formação docente comprometida com a realidade das escolas públicas, bem como de seus alunos, dos funcionários e da comunidade local.
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