DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES DE ESCRITA E PRODUÇÃO ARTÍSTICA, ORAL E REFLEXIVA MEDIANTE OS GÊNEROS CRÔNICA, MEMÓRIA E NOTÍCIA

Abstract

O artigo tem como objetivo descrever as práticas docentes realizadas pela equipe PIBID de Letras Português da Universidade Federal do Tocantins- UFT e demonstrar os desafios contidos na vivência da prática docente em um colégio da rede pública estadual da cidade de Porto Nacional. O relato é baseado nos Parâmetros Curriculares Nacionais na disciplina de língua portuguesa, destacando a importância da diversidade de gêneros textuais no ensino, portanto a escolha do projeto é focada em trabalhar a temática por meio dos gêneros crônica, memória e noticia aplicado em na série do 6° 8° e 9° do ensino fundamental. Foram apresentados os desafios dentro de sala de aula e para o acesso a recursos tecnológicos, que auxiliariam na produção dos materiais. Por fim, fez-se uma reflexão sobre a experiência em sala de aula, e como os desafios proporcionam um crescimento ético e profissional aos licenciandos participantes do PIBID de Língua Portuguesa.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Elzilene Rodrigues dos Santos, Universidade Federal do Tocantins

Licencianda em Letras Português pela Universidade Federal do Tocantins – UFT Câmpus de Porto Nacional. Bolsista Pibid no período 2018/2019. 

Adriana Capuchinho, Universidade Federal do Tocantins

Doutora em Estudos Linguísticos e Literários em Língua inglesa (DLM/USP), mestre em Antropologia Social (DA/USP). Graduada em Letras Inglês e Português e em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH-USP). Docente do curso de Letras - Língua inglesa na UFT-CPN e do PPG Letras UFT-CPN. Coordenadora do PIBID Letras UFT-CPN 2018-2020. 

References

BAKHTIN, M. Gêneros do Discurso. IN: Estética da Criação Verbal. Trad. Paulo Bezerra. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2013. p. 261-306
BARROS, E. M. D. Aproximações entre o funcionamento da Metodologia das Sequências Didáticas e o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal. Calidoscópio, São Leopoldo, v. 11, n. 1, p. 76-89, jan./abr. 2013. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Versão final. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: Acesso em 10 de abril de 2020.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental: Língua Portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1998.
CERVO, A. L. BERVIAN, P. A. Metodologia científica. 5.ed. São Paulo: Prentice Hall, 2012.
DOLZ, J. Pluralidade dos gêneros e singularidades do texto: tensões constitutivas da didática das línguas. Linha D’Água, 2004 28(2), 5-25.
DOLZ, Joaquim; NOVERRAZ, Michele; SCHNEUWLY, Bernard. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, Bernard.; DOLZ, Joaquim. e colaboradores. Gêneros orais e escritos na escola. [Tradução e organização: Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro]. Campinas-SP: Mercado de Letras, 2004.
FUZA, A. F.; OHUSCHI, M. C. G.; MENEGASSI, R. J. Concepções de linguagem e o ensino da leitura em língua materna. Linguagem & Ensino, Pelotas, v.14, n.2, p. 479-501, jul./dez. 2011
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010. 184p.
MACHADO, Anna Rachel; CRISTOVÃO, Vera Lúcia L. A construção de modelos didáticos de gêneros: aportes e questionamentos para o ensino de gêneros. In: ABREU-TARDELLI, L.S: CRISTOVÃO, Vera Lúcia L. (Orgs.) Linguagem e educação: o ensino e a aprendizagem de gêneros textuais. Campinas: Mercado de Letras, 2009, p. 123-151
MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONÍSIO, Angela P.; MACHADO, Anna Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora (Org.) Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2011. p. 19-36
MARTINS; Dênis Pereira. O gênero textual crônica como instrumento de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa. In: ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CURSO DE LETRAS, 7., FACCAR, 2014, Rolândia (PR). Anais... Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_uenp_port_artigo_regiane_dos_santos_vieira.pdf Acesso em: 10 abr 2020.
MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 2011.
MORAIS, Artur G. de; ALBUQUERQUE, Eliana B. C. de; LEAL, Telma F. Alfabetização: apropriação do sistema de escrita alfabética. Belo Horizonte: Autêntica, 2014
RODRIGUES, Edivaldo. Ana Rodrigues: um exemplo de vida entre dores, flores e sabores. Goiânia: Pintrest, 2011
SCHNEUWLY, B., DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004. 278 p. (Tradução e organização: Roxane Rojo; Glaís Sales Cordeiro)
SCHNEUWLY, B. Gêneros e tipos de discurso: considerações psicológicas e ontogenéticas. In: SCHNEUWLY, B. & DOLZ, J. et al. In: Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004, p. 21-39.
SCHNEUWLY, B. & DOLZ, J. Os gêneros escolares – das práticas de linguagem aos objetos de ensino. In: SCHNEUWLY, B. & DOLZ, J. et al. Gêneros orais e escritos na escola, Campinas: Mercado de Letras, 2004, p. 71-91.
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 4ª Ed., Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010
VILLAS BOAS, B. M. F. et al. Portfólio, avaliação e trabalho pedagógico. 7ª. ed. Campinas: Papirus, 2012
Published
2020-12-15
How to Cite
Rodrigues dos Santos, E., & Capuchinho, A. (2020). DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES DE ESCRITA E PRODUÇÃO ARTÍSTICA, ORAL E REFLEXIVA MEDIANTE OS GÊNEROS CRÔNICA, MEMÓRIA E NOTÍCIA. Revista Extensão, 4(3), 92-102. Retrieved from https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/3965
Section
Artigos