SARAU UNIVERSITÁRIO COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO ESTÉTICA E ÉTICA
Abstract
Resumo: A expressão artística é algo intrínseco ao ser humano, por isso todos os espaços e manifestações que promovem a arte, como os saraus, por exemplo, são oportunidades para fruição estética, entretenimento, constituição de sentidos e, sobretudo, de formação de repertório artístico mais exigente e de responsabilidade. O objetivo deste relato é apresentar o Sarau Universitário, um projeto da Pró-Reitoria de Extensão, desenvolvido por meio da Coordenadoria de Programas e Projetos Culturais e o Núcleo de Apoio Psicossocial e Educacional da Unitins (NAPE), que visa à formação de repertório artístico e compromisso com a realidade. Além de refletir acerca da interação entre arte e vida que é uma exigência para agir com ética e de forma mais humanizada no mundo.
Palavras-chave: Projeto Sarau Universitário. Interação arte e vida. Repertório artístico.
Downloads
References
BAKHTIN, Mikhail. “Arte e responsabilidade” [1919] In: Estética da criação verbal. 4. ed. [Tradução de Paulo Bezerra]. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BAKHTIN, Mikhail. Para uma filosofia do ato responsável. Org. Augusto Ponzio e GEGE/UFSCar. [Trad. Valdemir Miotello e Carlos Alberto Faraco]. São Paulo: João & Pedro editores, [1920-24] 2017.
BRASIL. Política Nacional de Extensão Universitária. Manaus: FORPROEX, 2012.
CANDIDO, Antônio. “O direito à literatura”. In: Vários escritos. 3. ed. Revista e ampliada. São Paulo: Duas Cidades, 1995.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo dicionário da língua portuguesa. 2.ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2012.
PESSOA, Fernando. “Da minha aldeia”. In: O guardador de rebanhos. 10 ed. São Paulo: Ática, 1993.
SERGINHO POETA. “Faltei ao serviço”. In: Donde miras. São Paulo: Toró, 2007.
TENNINA, Lucía. Saraus das periferias de São Paulo: poesia entre tragos, silêncios e aplausos. Estudos de Literatura Brasileira contemporânea, no. 42. Brasília, jul./dez. 2013. ISSN 2316-4018. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S2316-40182013000 200001&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em 31 de jul.2019.
ZUMTHOR, Paul. Performance, Recepção, Leitura. Trad. Jerusa Pires Ferreira e Suely Fenerich. São Paulo: Cosac Naify, 2014.