PROJETO SOLO NA ESCOLA: DESPERTANDO A CONSCIÊNCIA PEDOLÓGICA, APROXIMANDO A UNIVERSIDADE DA SOCIEDADE
Abstract
O despertar pedológico na educação ambiental teve início na década de 90, com o objetivo de esclarecer as pessoas sobre a conservação e o melhor uso do solo, associando o conhecimento científico ao empírico. No Brasil, os chamados Projetos Solo na Escola, tiveram início no ano de 2003, com o mesmo objetivo. Na Unitins essa iniciativa começou apenas em 2017 durante a Feira Agrotecnológica – AGROTINS. E já na sua segunda edição foi possível perceber a importância do projeto, no que diz respeito à educação ambiental, integração de professores e alunos da rede pública e privada de ensino, na associação dos conhecimentos científicos e empíricos, na satisfação dos agricultores que frequentaram a exposição durante a feira e, sobretudo, na promoção do papel integrador da universidade para com o público rural e urbano. Todos esses resultados demonstram que o projeto tem desenvolvido seu papel como integrador e promotor de educação ambiental.
Downloads
References
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017. Disponível em: < 568 http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_publicacao.pdf>. Acesso em: 03 set. 2017.
BRIDGES, Edwin Michael; CATIZZONE, Mario. Soil science in a holistic framework: Discussion of an improved integrated approach. Geoderma, v.71, p. 275-287, jun.1996.
BRIDGES, Edwin Michael; BAREN, J.H.V.(Hans) van. Soil: An overlooked undervalued and vital part of the human environment. Environmentalist, v.17, p. 15-20, march 1997.
BIONDI, Daniela. Arborização urbana aplicada à educação ambiental nas escolas. 1. ed. Curitiba - PR, 2008. 120p.
BUBA, Thatiane Calixto; BONFLEUR, Eloana Janice; CORDEIRO, Jessica Karoline FERNANDES; LIMA, Marcelo Ricardo. O solo como um filtro. Experimentoteca de Solos. Programa Solo na Escola – Departamento de Solos e Engenharia Agrícola da UFPR. 2015. Disponível em: http://www.escola.agrarias.ufpr.br/arquivospdf/experimentotecasolos17.pdf. Acesso em: 15 nov. 2018
FONSECA, Vera Lucia Bastos; COSTA, Maria de Fátima Barroso; COSTA, Marco Antônio Ferreira. Educação ambiental no ensino médio: mito ou realidade. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, Rio Grande – RS, v.15, p.139-148, jun. 2005.
MAIA, Gabriela Nicolau; Lima, Marcelo Ricardo. Cargas do solo. Experimentoteca de solos. Programa Solo na Escola – Departamento de Solos e Engenharia Agrícola da UFPR. 2014. Disponível em: http://www.escola.agrarias.ufpr.br/arquivospdf/experimentotecasolos10.pdf. Acesso em: 15 nov. 2018.
MAIA, Gabriela Nicolau; LIMA, Marcelo Ricardo. Magnetismo no solo. Experimentoteca de Solos. Programa Solo na Escola – Departamento de Solos e Engenharia Agrícola da UFPR. 2015. Disponível em: http://www.escola.agrarias.ufpr.br/arquivospdf/experimentotecasolos12.pdf. Acesso em: 15 nov. 2018
MUGGLER, Cristiane Carole; SOBRINHO, Fábio de Araújo Pinto; MACHADO, Vinícius Azevedo. Educação em solos: princípios e pressupostos metodológicos. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, Recife, 2005. Anais... Recife: Sociedade Brasileira de Ciências do Solo, 2005. CD ROM.
SILVA, Bruna Ohana; LIMA, Marcelo Ricardo. Cobertura do solo e redução da erosão. Experimentoteca de Solos. Programa Solo na Escola – Departamento de Solos e Engenharia Agrícola da UFPR. 2016. Disponível em: http://www.escola.agrarias.ufpr.br/arquivospdf/experimentotecasolos21.pdf. Acesso em: 15 nov. 2018
YOSHIOKA, Maria Harumi; LIMA, Marcelo Ricardo. Porosidade do solo. Experimentoteca de Solos. Programa Solo na Escola – Departamento de Solos e Engenharia Agrícola da UFPR. 2005. Disponível em: http://www.escola.agrarias.ufpr.br/arquivospdf/experimentotecasolos2.pdf. Acesso em: 15 nov. 2018
YOSHIOKA, MARIA HARUMI; LIMA, MARCELO RICARDO. Infiltração da água no solo. Experimentoteca de solos. Programa Solo na Escola – Departamento de Solos e Engenharia Agrícola da UFPR. 2005. Disponível http://www.escola.agrarias.ufpr.br/arquivospdf/experimentotecasolos1.pdf. Acesso em: 15 nov. 2018.