SAÚDE MENTAL VIGILÂNCIA, PREVENÇÃO E ATENÇÃO AO SUICÍDIO
Abstract
Estudo multidisciplinar onde procuramos cotejar os assuntos pertinentes a nossa linha de pesquisa, em que buscamos apresentar a saúde mental e a prevenção e atenção ao suicídio como ação continua junto à sociedade. Entendendo que o objetivo principal foi a sensibilização da população dos perigos da falta de prevenção à saúde pública e da atenção e prevenção ao suicídio, foram executadas ações junto à comunidade escolar da Escola Municipal Jorge Amado, na cidade de Palmas, em que, obedecidas a metodologia característica dos estudos descritivo, transversal e qualitativo, na qual as dificuldades de investigar todos os membros do grupo, essa técnica se utiliza de amostras representativas da população. Percebeu-se que não há programa oficial de prevenção e atenção ao suicídio na escola alvo bem como o despreparo dos profissionais que lidam com os adolescentes que por vezes, foram detectados vários casos de abusos, ideações de suicídios, depressão, gravidez na adolescência e mutilações de alunos, bem como alguns relatos de mães, que por vezes sofrem dos mesmos problemas daqueles relatados pelos adolescentes.
Palavras-chave: Saúde Menta, Prevenção, Suicídio.
Downloads
References
BERTOLOTE, Dr. J.M (coord.). Transtornos Mentais e Comportamentais: departamento de saúde mental. Organização Mundial da Saúde. Genebra, 2000.
ESPINOSA, A.F. Psiquiatria: guia prático de enfermagem. Mc Graw-Hill, 200
GIL, A. C. Métodos e técnicas em pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.
MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec/Abrasco, 2.000.
SANTOS, S. A. et al. Prevalência de transtornos mentais nas tentativas de suicídio em um hospital de emergência no Rio de Janeiro, Brasil. Cad. Saúde Pública, v.25, n.9, p. 2064-2074, jan./set.2009.
SILVA, N. G.; SILVA, P. P.; OLIVEIRA, A. G. B.. A percepção dos trabalhadores de enfermagem sobre a assistência à saúde mental em hospital universitário. Revista Ciência e Saúde. V. 11 n. 2. 2012. Disponível em:http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/CiencCuidSaude/article/view/11181/pdf.Acesso em:02 nov.2013.
STEFANELLI, M. C.; FUKUDA, I. M.K. ARANTES, E.C. Enfermagem Pisquiátrica em suas Dimensões Assitenciais. São Paulo: Manole, 2001
SKOGMAN, K.; ALSÉN, M.; ÖJEHAGEN, A. Sex differences in risk factors for suicide after attempted suicide: a follow-up study of 1052 suicide attempters. Soc. Psychiatry Pschiatr. Epidemiol., v.39, n.2, p.113-120, 2004.
TOWNSEND, M. C. Enfermagem Psiquiátrica: cocneitos de cuidados. Rio de Janieor: Guanabara Koogan, 2002
WERLANG, B.S.G.; BORGES, V.B.; FENSTERSEIFER, L. Fatores de risco ou proteção para a presença de ideação suicida na adolescência. Ver. Interam. Psicol., v. 39, n. 2, p. 259-266, 2005.