OFICINAS DE LETRAMENTO: LEITURA E ESCRITA

  • Élica Oliveira de Jesus Universidade Estadual do Tocnatins (Unitins)
  • Denyse Mota da Silva Faculdade de Ciências do Tocantins (Facit)

Abstract

O projeto de extensão "Oficinas de Letramento: Leitura e Escrita" foi uma proposta para os alunos do 6º ano da Escola Estadual Leônidas Gonçalves Duarte, na cidade de Araguatins-TO, onde foram ofertadas oficinas de letramento, sendo elas: práticas de leitura, interpretação de textos, produções textuais, entre outras atividades que contribuíram no processo formativo dos estudantes. Buscamos promover práticas de leitura e escrita relacionadas ao contexto social, através da realização de oficinas com os alunos que tinham mais dificuldades, estimulando e aprimorando o processo de leitura e escrita. O projeto foi desenvolvido durante o período vespertino com duração de um ano. É importante ressaltar o caráter dialógico da metodologia, uma vez que todas as ações dialogarão de diferentes maneiras, a fim de se atingir maior co-participação possível dos sujeitos envolvidos no projeto, visando resultados mais humanos, criativos, críticos e, evidente, para se alcançar mudanças. Nesse sentido, concluímos que o projeto Oficinas de Letramento: Leitura e Escrita contribuiu para a formação de todos os participantes envolvido no projeto, inclusive para minha formação, visto que o letramento não é uma habilidade isolada ou estática.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Élica Oliveira de Jesus, Universidade Estadual do Tocnatins (Unitins)

Graduanda em Letras pela Universidade Estadual do Tocantins- UNITINS, campus Araguatins-TO, Brasil.

Denyse Mota da Silva, Faculdade de Ciências do Tocantins (Facit)

Doutora e Mestre em Letras e Literatura pela Universidade Federal do Tocantins – UFT. Professora da Faculdade de Ciências do Tocantins-Facit. Atualmente tem atuado nas áreas de Leitura, Produção textual, Interpretação, Metodologia Científica e Orientação e Projetos de pesquisa em Letramentos e Gestão Educacional no Ensino Superior.

References

MARQUES, I. B. A. S.; KLEIMAN, A. B. Projetos, oficinas e práticas de letramento: leitura e ação social. Revista Com Sertões, [S.l.], v. 7, n. 1, p. 16-34, nov. 2019. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_nlinks&pid=S2176-6681202100020050300027&lng=en. Acesso em: 20 de novembro de 2024.

NÓVOA, Antônio. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, Antônio (Coord.). Os professores e a sua formação. 2. ed. Publicações Dom Quixote, Lda, 1954. cap. 1, p. 15-33.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 3 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.

Published
2025-08-11
How to Cite
Oliveira de Jesus, Élica, & Mota da Silva, D. (2025). OFICINAS DE LETRAMENTO: LEITURA E ESCRITA. Revista Extensão, 9(5), 7-13. Retrieved from https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/10283