INICIAÇÃO A PROGRAMAÇÃO E ROBÓTICA PARA ALUNOS DE ENSINO FUNDAMENTAL 2
Abstract
A robótica e a programação promovem o desenvolvimento de habilidades como resolução de problemas, pensamento crítico e criatividade. O presente trabalho traz um relato de experiência de um curso de introdução a programação e robótica utilizando a plataforma scratch, o kit Lego mindstorm EV3 e programação com kit arduino UNO 3. O curso foi aplicado para jovens com idades entre 11 e 14 anos. A experiência relatada destacou o aumento do interesse deles por áreas de STEM e a evolução na compreensão de robótica e programação. O curso mostrou-se adaptado às necessidades dos alunos e fomentou o interesse em carreiras tecnológicas. A abordagem prática e colaborativa promoveu habilidades sociais e de trabalho em equipe. Para os instrutores, o projeto ofereceu conceitos valiosos sobre práticas pedagógicas e adaptação às necessidades dos alunos. Embora surgissem desafios, como a diversidade do grupo e a complexidade dos projetos foram superadas essas dificuldades.
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References
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