USO DE ATIVIDADES LÚDICAS NO REFORÇO ESCOLAR PARA CRIANÇAS DA EDHUCCA

  • Vithor Sant Ana Caeiro Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
  • Danielle Gonçalves de Oliveira Prado Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
  • Luana Carla da Silva Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
  • Leticia Marini Gomes Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
  • Isabelle Gonçalves de Oliveira Prado Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) https://orcid.org/0000-0003-2802-6037

Abstract

Em resposta ao baixo desempenho em matemática entre os estudantes brasileiros, a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e o Departamento de Matemática da universidade (DAMAT), em colaboração com a Escola de Desenvolvimento Humano Casa do Caminho (EDHUCCA), desenvolveram um projeto de reforço escolar. O respectivo projeto surgiu com o objetivo de melhorar o desempenho acadêmico e promover a inclusão social e o acolhimento emocional das crianças e adolescentes. O reforço utiliza de atividades lúdicas, fundamentadas em teorias pedagógicas, para tornar o aprendizado de matemática mais atrativo e dinâmico. A interação foi estabelecida por meio de conversas e brincadeiras, criando um ambiente acolhedor que facilita a participação ativa dos alunos. Apesar de desafios, como a defasagem no aprendizado devido a inconsistências no ensino escolar, os jogos e exercícios, que conectam a matemática ao cotidiano, se mostraram eficazes, tendo um aumento do interesse dos alunos pela matéria, maior participação escolar e fortalecimento das habilidades sociais e emocionais dos alunos.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Vithor Sant Ana Caeiro, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Graduação em andamento em Engenharia Química. Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR.

Danielle Gonçalves de Oliveira Prado, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Doutora em Estatística e Experimentação Agropecuária pela Universidade Federal de Lavras (2016). Atualmente atua como professora adjunto C (nível 3) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - campus Apucarana.

Luana Carla da Silva, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Graduação em andamento em Engenharia Química. Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR.

Leticia Marini Gomes, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Aluna de Licenciatura em Química pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Apucarana.  

Isabelle Gonçalves de Oliveira Prado, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Professora  na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

References

ALMEIDA, Paulo Nunes de. Educação lúdica. São Paulo: Loyola, 1994.

ALMEIDA, Aline Marques da Silva. A importância do lúdico para o desenvolvimento da criança. 2014. Disponível em: http://www.seduc.mt.gov.br/Paginas/A-import%C3%A2ncia-do-l%C3%BAdico-para-o-desenvolvimento-da-crian%C3%A7a.aspx. Acesso em: 24 de julho de 2024.

ALMEIDA, Paulo Nunes de. Educação lúdica: técnicas e jogos pedagógicos. São Paulo, SP: Loyola, 2008.

ANTUNES, C. Jogos a estimulação das múltiplas Inteligências. Petrópolis. Rio de Janeiro. 1998.

APUBHUFMG+. Sindicato dos Professores. PISA 2022: Brasil está entre os 81 países com a pior colocação. 2023. Disponível em: https://apubh.org.br/noticias/pisa-2022-brasil-esta-entre-os-81-paises-com-a-pior-colocacao/. Acesso em: 22 jul. 2024.
ARAÚJO, Vânia Carvalho de. O jogo no contexto da educação psicomotora São Paulo: Cortez 1992 ANTUNES, C. Jogos a estimulação das múltiplas Inteligências. Petrópolis. Rio de Janeiro. 1998.

BARBOSA, Ana Paula Montolezi. LUDOTECA: UM ESPAÇO LÚDICO. 2010. Disponível em:http://www.uel.br/ceca/pedagogia/pages/arquivos/ANA%20PAULO%20MONTOLEZI.pdf. Acesso em 20 de julho de 2024.

BETTELHEIM, Bruno. Uma vida para seu filho. 2 ed. Rio de Janeiro: Editora Campus, 1988.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil/Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. - Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRASIL. Assembleia Legislativa. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF, Seção 27. Artigo IV.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Programa Internacional de Avaliação de Estudantes 2022 (PISA). 2023.

FRADE, M. S. de A.; ASSIS, A. de. O TRABALHO EM GRUPO NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: ESTIMULANDO A COOPERAÇÃO E O COMPARTILHAMENTO DO SABER EM SINTONIA COM O EDUCADOR. Fórum de Metodologias Ativas, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 335–353, 2021. Disponível em: https://publicacoescesu.cps.sp.gov.br/fma/article/view/43. Acesso em: 24 jul. 2024.

KISHIMOTO, Tizuco Morchida. Jogo, brinquedo, brincadeira e educação. 7 ed. São Paulo: Cortez, 1996.

NAMPO, Denise Sayuri Oda et al. Aplicações do mapa mental no processo de ensino e aprendizagem da matemática. CONEDU - Educação Matemática (Vol. 02) ... Campina Grande: Realize Editora, 2024. Disponível em: . Acesso em: 25 de jul. 2024

PARMEGIANI, Roselice. Um jogo com as 4 operações: e f - anos iniciais. E F - Anos Iniciais. 2022. Disponível em: https://www.ensinandomatematica.com/um-jogo-com-as-4-operacoes. Acesso em: 24 jul. 2024.


SILVA, Joanna D’arc Bispo da; MELO, Maria Aparecida Vieira de. O USO DOS JOGOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA. 2022. 22 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Pedagogia da Unidade Acadêmica de Educação A Distância e Tecnologia., Universidade Federal Rural de Pernambuco, Pernambuco, 2022.

FERREIRA, Juliana de Freitas; SILVA Juliana Aguirre da; RESCHKE, Maria Janine Dalpiaz. A importância do lúdico no processo de aprendizagem. Disponível em: https://www2.faccat.br/portal/sites/default/files/A%20IMPORTANCIA%20DO%20LUDICO%20NO%20PROCESSO.pdf Acesso em: 05 de abril de 2017.

SILVA, João Da Mata Alves Da. O lúdico como metodologia para o ensino de crianças com deficiência intelectual. 2012. Disponível em: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/4736/1/MD_EDUMTE_II_2012_33.pdf acesso em 26 março 2017.

HORN, Maria da Graça de Souza. Sabores, cores, sons, aromas. A organização dos espaços na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2004.
Published
2025-02-06
How to Cite
Sant Ana Caeiro, V., Gonçalves de Oliveira Prado, D., da Silva, L. C., Marini Gomes, L., & Gonçalves de Oliveira Prado, I. (2025). USO DE ATIVIDADES LÚDICAS NO REFORÇO ESCOLAR PARA CRIANÇAS DA EDHUCCA. Revista Extensão, 9(1), 62-73. Retrieved from https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/10241