USO DE ATIVIDADES LÚDICAS NO REFORÇO ESCOLAR PARA CRIANÇAS DA EDHUCCA
Abstract
Em resposta ao baixo desempenho em matemática entre os estudantes brasileiros, a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e o Departamento de Matemática da universidade (DAMAT), em colaboração com a Escola de Desenvolvimento Humano Casa do Caminho (EDHUCCA), desenvolveram um projeto de reforço escolar. O respectivo projeto surgiu com o objetivo de melhorar o desempenho acadêmico e promover a inclusão social e o acolhimento emocional das crianças e adolescentes. O reforço utiliza de atividades lúdicas, fundamentadas em teorias pedagógicas, para tornar o aprendizado de matemática mais atrativo e dinâmico. A interação foi estabelecida por meio de conversas e brincadeiras, criando um ambiente acolhedor que facilita a participação ativa dos alunos. Apesar de desafios, como a defasagem no aprendizado devido a inconsistências no ensino escolar, os jogos e exercícios, que conectam a matemática ao cotidiano, se mostraram eficazes, tendo um aumento do interesse dos alunos pela matéria, maior participação escolar e fortalecimento das habilidades sociais e emocionais dos alunos.
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