REFLEXÕES E APRENDIZADOS DIANTE DAS PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES EM SAÚDE DURANTE A GRADUAÇÃO DE ENFERMAGEM

  • Daiane Felipe de Brito Universidade Estadual do Tocnatins (Unitins)
  • Juvan da Cunha Ferreira Universidade Federal do Tocantins (UFT)
Palavras-chave: Terapias Complementares. Educação em Enfermagem. Extensão Comunitária.

Resumo

No Brasil, o modelo de assistência à saúde tem passado por mudanças, os órgãos e profissionais de saúde, tem buscado meios de atender a população de forma holística buscando satisfazer suas necessidades, sendo as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) comumente utilizadas como método terapêutico. O objetivo deste relato de experiência é descrever as práticas de extensão realizadas com as PICS fora da instituição de ensino, onde o discente utilizou o conhecimento adquirido em sala de aula para realizar ações de assistência, promoção à saúde e prevenção de agravos, contribuindo no processo de saúde e qualidade de vida para a comunidade. Tendo como campo de extensão o Ambulatório de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde e o Hospital Regional de Augustinópolis. As práticas desenvolvidas pelos acadêmicos tiveram grande aceitação pela comunidade, trazendo a reflexão da importância que a extensão tem durante o processo de formação na Universidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daiane Felipe de Brito, Universidade Estadual do Tocnatins (Unitins)

Enfermeira pela Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Juvan da Cunha Ferreira, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Mestrando em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação na Universidade Federal do Tocantins. 

Referências

AZEVEDO, Cissa et al. Práticas integrativas e complementares no âmbito da enfermagem: aspectos legais e panorama acadêmico-assistencial. Escola Anna Nery, v. 23, 2019.

BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Práticas Integrativas e Complementares. 2022. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/p/pics. Acesso em: 21 jun. 2024.

CANNECCHIA Marcela Cleto; et al. Benefícios da massagem relaxante para o homem da atualidade. Pesquisa e Ação, v.5, n.1, p46-49, 2019.

CENZI, A. L. C.; OGRADOWSKI, K. R. P. Relevância do conhecimento da enfermagem acerca das práticas integrativas e complementares no cuidado paliativo: revisão integrativa. Espaço para a Saúde, [S. l.], v. 23, 2022.

FRANCO, L. R.; QUEIROZ, D. B. C.. Os benefícios da acupuntura no tratamento da ansiedade. Scire Salutis, v. 9, n. 3, p. 8-15, 2019.

MENDES, Dayana Senger et al. Benefícios das práticas integrativas e complementares no cuidado de enfermagem. Journal Health NPEPS, v. 4, n. 1, p. 302-318, 2019.

RIBEIRO, Joyce Caroline et al. Ventosaterapia: tratamento alternativo para diversas afecções. Revista Saúde em Foco, v. 1, n. 11, p. 1381-1393, 2019.

SANTOS, D. R.; SPEROTTO, D. F.; PINHEIRO, U. M. S.. "A MEDICINA TRADICIONAL CHINESA NO TRATAMENTO DO TRANSTORNO DE ANSIEDADE: Um Olhar Sobre O Stress." Revista Contexto & Saúde 11.20 (2011).
Publicado
2025-11-05
Como Citar
Felipe de Brito, D., & da Cunha Ferreira, J. (2025). REFLEXÕES E APRENDIZADOS DIANTE DAS PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES EM SAÚDE DURANTE A GRADUAÇÃO DE ENFERMAGEM . Revista Extensão, 9(8), 102-109. Recuperado de https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/9840