A POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA EM REDE SOCIAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
A divulgação científica nas redes sociais tem papel fundamental na promoção e divulgação de conhecimentos. O objetivo deste trabalho foi divulgar a educação em redes sociais através de linguagem informal com foco na popularização da Ciência. Trata-se de uma pesquisa descritiva sobre o impacto de conteúdo divulgado em áreas temáticas de Ciências pela plataforma do Instagram. As publicações dos textos ocorreram com periodicidade de 30 dias ao longo de 7 meses e foram direcionadas a todas as faixas etárias, utilizando linguagem informal e humor. Este estudo favoreceu a divulgação da Ciência na comunidade aberta, favorecendo o combate à desinformação e interpretações enviesadas. Adicionalmente, contribuiu para despertar a reflexão sobre a importância das fontes seguras de informação, bem como a criticidade dos estudantes do projeto de extensão e ainda contribuiu para a divulgação da Ciência nas redes sociais. Esperamos com isso, trazer novos olhares para a divulgação do conhecimento científico.
Downloads
Referências
ALLCOTT, Hunt; GENTZKOW, Matthew. Social media and fake news in the 2016 election. Journal of economic perspectives, v. 31, n. 2, p. 211-236, 2017.
BARROSO, Felipe; ANTUNES, Mariana. Tecnologia na educação: ferramentas digitais facilitadoras da prática docente. Pesquisa e Debate em Educação, v. 5, n. 1, p. 124-131, 2015.
BENITE, Anna Maria Canavarro; BENITE, Claudio Roberto Machado; VILELA-RIBEIRO, Eveline Borges. Educação inclusiva, ensino de Ciências e linguagem científica: possíveis relações. Revista Educação Especial, v. 28, n. 51, p. 81-89, 2015.
BUENO, Wilson da Costa. A Divulgação Científica no universo digital: o protagonismo dos portais, blogs e mídias sociais. In: PORTO, Cristiane; OLIVEIRA, Kaio Eduardo. Produção e difusão de ciência na cibercultura. Editus, 2018.
DELMAZO, Caroline; VALENTE, Jonas CL. Fake news nas redes sociais online: propagação e reações à desinformação em busca de cliques. Media & Jornalismo, v. 18, n. 32, p. 155-169, 2018.
DIAS-TRINDADE, Sara; MILL, Daniel; MOREIRA, José António. Produção e disseminação do conhecimento científico na cultura digital. In: PORTO, Cristiane; OLIVEIRA, Kaio Eduardo; ROSA, Flávia (org.). Produção e difusão de ciência na cibercultura: narrativas em múltiplos olhares. Ilhéus, BA: Editus, 2018.
ESCOBAR, Herton. Divulgação científica: faça agora ou cale-se para sempre. ComCiência e divulgação científica, v. 1, p. 31-36, 2018.
FONTAINE, Guillaume; CADOTTE Marc-André Maheu; LAVALLÉE Andréane; MAILHOT Tanya; ROULEAU Geneviève; PICASSO Julien Bouix; BOURBONNAIS, Anne. Communicating Science in the Digital and Social Media Ecosystem: Scoping Review and Typology of Strategies Used by Health Scientists. JMIR Public Health Surveill, v. 5 , n.3, 2019.
FREIRE, Paulo Márcio; GOLDSCHMIDT, Ronaldo. Uma introdução ao combate automático às fake news em redes sociais virtuais. Sociedade Brasileira de Computação, 2019.
GIORDANI, Rubia Carla Formighieri et al. A ciência entre a infodemia e outras narrativas da pós-verdade: desafios em tempos de pandemia. Ciência & Saúde Coletiva, v. 26, p. 2863-2872, 2021.
MENDES, Marina Muniz; DE MELO MARICATO, João. Das apresentações públicas às redes sociais: apontamentos sobre divulgação científica na mídia brasileira. Comunicação & Informação, v. 23, 2020.
NAVAS, Ana Luiza Gomes Pinto; Berti, Larissa; Trindade, Emília Rodrigues; Lunardelo, Pamela Papile. Divulgação científica como forma de compartilhar conhecimento. CoDAS, v.32, n. 2, p. e20190044, 2020.
OLIVEIRA, Érica Beatriz Pinto Moreschi de; NORONHA, Daisy Pires. A comunicação científica e o meio digital. Informação & sociedade, estudos, v. 15, n. 1, p. 75-92, 2005.
PINTO, Benjamin Carvalho Teixeira; DA SILVA, Rony Benevides; DE MEDEIROS, Ranlig Carvalho. As Fake news influenciam o processo ensino e aprendizagem na educação de Ciências e Biologia? Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, p. 1011-1030, 2022.
PIVARO, Gabriela Fasolo; GIROTTO JR, Gildo. Qual ciência é negada nas redes sociais? Reflexões de uma pesquisa etnográfica em uma comunidade virtual negacionista. Investigações em Ensino de Ciências, v. 27, n. 1, p. 459, 2022.
RAMOS, Wilsa Maria; ROSSATO, Maristela. Democratização do acesso ao conhecimento e os desafios da reconfiguração social para estudantes e docentes. Revista Eletrônica de Educação, v. 11, n. 3, p. 1034-1048, 2017.
VALERIO, Palmira Morico, Comunicação científica e divulgação: o público na perspectiva da internet. In: PINHEIRO, Lena Vania Ribeiro; OLIVEIRA, Eloisa da Conceição Príncipe (Org.). Múltiplas facetas da comunicação e divulgação científica: transformações em cinco séculos. Brasília, DF: Ibict, 2012.