RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROJETO TRANSFORMAÇÃO SOCIAL EDUCAÇÃO COMO FATOR UNIVERSAL DE DESENVOLVIMENTO

Palavras-chave: Educação. Universidade. Curricularização da Extensão. Objetivo de Desenvolvimento Sustentável. Mulheres.

Resumo

O espaço democrático existente nas Universidades pode ser o ponto de partida para uma transformação social e ambiental. A comunidade do Setor Santa Luzia, em Dianópolis-TO, poderia se projetar economicamente alcançando qualidade de vida a partir de treinamentos e cursos despertando empreendedorismo? A partir desse questionamento, o projeto objetivou despertar a reflexão aos acadêmicos, através de pesquisa ação e oportunizar transformação social das pessoas da comunidade pesquisada. A Relevância está em mostrar avanços a partir de discussões em projetos de extensão universitários. A Curricularização da Extensão, desenvolvida no curso de Direito da Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS), Câmpus Dianópolis-TO 2022/2, junto as disciplinas de Metodologia da Pesquisa Científica e Sociologia Geral e Jurídica discutiu questões socioeconômicas e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. O presente projeto mudou a mentalidade do acadêmico do curso de Direito e fez com que a comunidade percebesse a Instituição de Ensino Superior de modo diferente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Liziane Ines Cantini, Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS)

Mestra em Desenvolvimento Regional pela Universidade do Federal do Tocantins (PPGDR/UFT). Especialista em Direito do Trabalho, Psicopedagogia Institucional e Gestão Educacional e Metodologia do Ensino de Linguagem: Língua Portuguesa, Arte e Educação Física. Bacharel em  Direito (UNITINS). Licenciatura em Pedagogia e História (FAVENI). Docente no curso de Direito da Universidade Estadual do Tocantins Campus Dianópolis-TO. Linha de pesquisa: PEGADA ODS: Agenda 2030 e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Membro da Comissão Interna dos ODS da UNITINS.

Diana Daik Mendes Rodrigues, Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS)

Graduada em Administração Pública pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) 2017.Cursando especialização em Direito Constitucional (FAVENI). Cursando Direito na Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS). Cursando Investigação em Perícia Criminal (UNOPAR). Servidora da Secretaria Municipal da Saúde na Prefeitura de Dianópolis/TO. Áreas de conhecimento e investigação: Direitos Humanos, e Constitucional com ênfase em vulnerabilizados como as mulheres em situações de violência interseccional de gênero, raça e cor.

Ana Paula Santos Souza, Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS)

Ensino Médio, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO) 2021. Cursando Direito Universidade Estadual do Tocantins, (UNITINS) Brasil.

Helen Nunes Tavares, Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS)

Ensino Médio, Colégio João d’Abreu, Brasil(2021). Cursando Direito, Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS). Assistente Administrativo da Delegacia da Polícia Civil –Dianópolis-TO, Brasil.

Jhovana Silva Bock, Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS)

Ensino Médio, Colégio João D’Abreu, Brasil(2021), Cursando Direito, Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS). Estagiária no Fórum da Comarca de Dianópolis-TO.

Maria Aparecida Gonçalves dos Santos, Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS)

Licenciatura em Pedagogia, Universidade Estadual do Tocantins.Cursando Direito, Universidade Estadual do Tocantins, (UNITINS) Brasil. Servidora Pública na secretaria Estadual de Administração do Estado do Tocantins. Brasil.

Referências

Almeida, Fernando. O bom negócio da sustentabilidade. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. 2002.

Bacich, Lilian; Moran, José. Metodologias ativas para a educação inovadora: uma abordagem teórico-prática Porto Alegre: Penso, 2018. XXII, 238 p.


Barsted, Leila Linhares. A Legislação civil sobre família no Brasil. In: As Mulheres e os Direitos Civis. Coletânea traduzindo a legislação com a perspectiva de gênero. Rio de Janeiro: Cepia, 1999.

Brasil. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidente da República. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 09 de set. de 2023.

______. Organização Internacional do Trabalho - OIT. Escritório no Brasil. Disponível em: http://www.oitbrasil.org.br/. Acesso em: 25 set. 2023.

______. Transformando nosso mundo: a Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável. Traduzido do inglês pelo Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio) e revisado pela Coordenadoria Geral de Desenvolvimento Sustentável (CGDES) do Ministério das Relações Exteriores do Brasil. Brasília: MRE, 2016.

Capra, Fridtjof. As conexões ocultas: ciência para uma vida sustentável trad. Marcelo Brandão Cipolla.São Paulo: Cultrix, 2005.

CNM. Guia para Integração dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável nos Municípios Brasileiros – Gestão 2017-2020 – Confederação Nacional de Municípios- Brasília, DF: CNM, 2017.

Costa, Ana Alice. Gênero. Poder e empoderamento das mulheres. 2008. Disponível em:http://www.adolescencia.org.br/empower/website/2008/imagens/textos_pdf/Empoderamento. Acesso em: 09 de set. de 2023.

IPEA. ODS – Metas Nacionais dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: Agenda 2030. Brasília: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – Ipea, 2018. Disponível em: < https://nacoesunidas.org/pos2015/agenda2030/> Acesso em: 09 set. 2023.

Lakatos, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia Científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

Machado Neto, Luís. Sociologia jurídica. 6. ed. São Paulo: Saraiva, 2008. 420 p.

Martins, da Gilberto de Andrade. Metodologia da Investigação Científica para Ciências Sociais aplicadas. São Paulo: Atlas, 2007.


Moran, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento/ trad. Eloá Jacobina. 8ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasília, 2023. 128p.

ONU BR – NAÇÕES UNIDAS NO BRASIL – ONU BR. A Agenda 2030. Disponível em:
https: ://nacoesunidas.org/pos2015/agenda2030/gp; Acesso em 09 de set. de 2023.

ONU. Roteiro para a Localização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: Implementação e Acompanhamento no nível subnacional. Brasília: Organização das Nações Unidas Brasil, 2016.

Piovesan, Flávia. Igualdade de gênero na Constituição Federal: os direitos civis e políticos das mulheres no Brasil. Os alicerces da redemocratização. Brasília, DF: Senado Federal: Instituto Legislativo Brasileiro, v. 1, p. 349-377, 2008. Acesso em 09 de set.de 2023.

Sem, Amartya. As pessoas em primeiro lugar: a ética do desenvolvimento e os problemas do mundo globalizado. Trad. Bernardo Ajzenberg, Carlos Eduardo Lins da Silva. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

TOMAZI, Nelson Dácio. Iniciação à sociologia. 2.ed. São Paulo: Atual, 2000. 264 p.
Publicado
2024-06-24
Como Citar
Cantini, L. I., Mendes Rodrigues, D. D., Santos Souza, A. P., Nunes Tavares, H., Silva Bock, J., & Gonçalves dos Santos, M. A. (2024). RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROJETO TRANSFORMAÇÃO SOCIAL EDUCAÇÃO COMO FATOR UNIVERSAL DE DESENVOLVIMENTO. Revista Extensão, 9(3), 87-95. Recuperado de https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/9510
Seção
Relatos de Experiência