RELATO DE EXPERIÊNCIA DE PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL II EM UM PROJETO DE EXTENSÃO

  • Denyse Mota Silva Universidade Estadual do Tocantins/Câmpus Araguatins
  • Rosana Quadros Santos Leite Universidade Estadual do Tocantins - Unitins
  • Jeiciane Soares da Silva Bispo Universidade Estadual do Tocantins - Unitins
  • Ana Clara de Oliveira Lopes Universidade Estadual do Tocantins - Unitins
  • Nayanne Viana de Oliveira Universidade Estadual do Tocantins - Unitins
  • Thaysi Silva de Oliveira Universidade Estadual do Tocantins - Unitins
  • Jessica Pereira Santos Universidade Estadual do Tocantins - Unitins
  • Dhalilla Ruamma Barros da Silva Dias Universidade Estadual do Tocantins - Unitins
  • Marcos Smith Aquino de Sousa Universidade Estadual do Tocantins - Unitins
Palavras-chave: Letramento. Prática Pedagógica. Língua Portuguesa. Formação Docente.

Resumo

O propósito deste trabalho é relatar uma experiência de formação docente inicial em um projeto de extensão intitulado Oficina de Letramento: práticas de leitura e escrita no Ensino Fundamental II, realizado como uma ação vinculada ao Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa/Espanhola da UNITINS/Araguatins. O objetivo é contribuir na formação complementar das alunas-estagiárias do curso através da realização de oficinas de letramento com alunos do 6º ano, tratando sobre letramento, práticas de leitura e escrita, elaborando materiais pedagógicos para a atuação profissional futura. Para o desenvolvimento metodológico pauta-se em uma pesquisa campo, com abordagem qualitativa. Constitui-se por propostas  cooperativas,  interdisciplinar, possibilitando o diálogo entre os estudos teóricos da universidade e a prática pedagógica da sala de aula, coadunando com a própria metodologia do letramento. A partir do desenvolvimento parcial é possível perceber alguns avanços nos aprendizados docentes e alunas-estagiárias, reconhecendo os atores do processo como agentes de letramento. Ressalta-se, entretanto, a reflexão na tomada de consciência quanto à prática pedagógica e suas adversidades e desafios na rotina escolar, especificamente, aquelas relacionadas às aprendizagens da leitura e escrita dos que não avançam em suas habilidades.

 

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Biografia do Autor

Denyse Mota Silva, Universidade Estadual do Tocantins/Câmpus Araguatins

Doutora em Letras e Literatura pela Universidade Federal do Tocantins – UFT. Professora da Universidade Estadual do Tocantins-Unitins, Câmpus de Araguatins-TO. Atualmente tem atuado nas áreas de Leitura, Produção textual, Interpretação, Metodologia Científica e Orientação e Projetos de pesquisa em Letramentos.

Rosana Quadros Santos Leite, Universidade Estadual do Tocantins - Unitins

Especialista em Língua portuguesa e Literatura pela FAPAF. Graduada em Letras pela UFT câmpus Araguaina-TO.

Jeiciane Soares da Silva Bispo, Universidade Estadual do Tocantins - Unitins

Graduanda em Letras com habilitação em espanhol pela UNITINS câmpus Araguatins-TO.

Ana Clara de Oliveira Lopes, Universidade Estadual do Tocantins - Unitins

Graduanda em Letras com habilitação em espanhol pela Unitins - câmpus Araguatins-TO.

Nayanne Viana de Oliveira, Universidade Estadual do Tocantins - Unitins

Graduanda em Letras com habilitação em espanhol pela Unitins - câmpus Araguatins-TO.

Thaysi Silva de Oliveira, Universidade Estadual do Tocantins - Unitins

Graduanda em Letras com habilitação em espanhol pela Unitins -  câmpus Araguatins-TO.

Jessica Pereira Santos, Universidade Estadual do Tocantins - Unitins

Graduanda em Letras com habilitação em espanhol pela Unitins - câmpus Araguatins-TO.

Dhalilla Ruamma Barros da Silva Dias, Universidade Estadual do Tocantins - Unitins

Graduanda em Letras com habilitação em espanhol pela Unitins - câmpus Araguatins-TO.

Marcos Smith Aquino de Sousa, Universidade Estadual do Tocantins - Unitins

Graduando em Letras com habilitação em espanhol pela UNITINS câmpus Araguatins-TO.

 

Referências

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Publicado
2019-03-13
Como Citar
Silva, D. M., Santos Leite, R. Q., da Silva Bispo, J. S., Lopes, A. C. de O., de Oliveira, N. V., de Oliveira, T. S., Santos, J. P., da Silva Dias, D. R. B., & de Sousa, M. S. A. (2019). RELATO DE EXPERIÊNCIA DE PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL II EM UM PROJETO DE EXTENSÃO. Revista Extensão, 2(1), 67-73. Recuperado de https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/948
Seção
Relatos de Experiência