PERSPECTIVAS DOS EDUCADORES SOBRE A INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO CONTEXTO PEDAGÓGICO DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19

Palavras-chave: Educação. Tecnologias Digitais. Coronavírus.

Resumo

Durante o período histórico marcado por uma pandemia de Coronavírus, mudanças foram provocadas, chegando à paralisação de instituições educacionais ao longo de todo o território nacional. Essa situação instigou professores, diretores e alunos a introduzirem de forma emergencial a utilização de Tecnologias Digitais de Informações e Comunicação (TDICs) para o seguimento do ano letivo. O propósito deste trabalho é verificar o entendimento de docentes da rede pública de ensino fundamental de três cidades do estado do Maranhão sobre o uso das TDICs, os aspectos que contribuem ou complexificam seu uso na qualidade de ferramenta pedagógica em tempos de pandemia do coronavírus (COVID-19). Nesse sentido, o artigo foi desenvolvido sob uma abordagem quantitativa, via metodologia exploratória, fundamentada em curtas amostras que permitem compreensões e entendimentos da situação do problema. Os resultados mostram que são diversas as dificuldades e deficiências que devem ser superadas para se alcançarem os resultados almejados.

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Biografia do Autor

Tályta Carine da Silva Saraiva, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Mestre em Agronomia – manejo de solo e água (pela UFPI), Graduada em Ciências Biológicas (pela UEMA), Especialista em Docência do ensino superior e EJA (pela FAVENI), Imperatriz – Maranhão, Brasil. 

Danielle Marques da Silva Vieira, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

Especialista em Gestão Educacional e Escolar (pela UEMA), Graduada em Ciências Biológicas (pela UEMA), Imperatriz – Maranhão, Brasil. 

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Publicado
2024-06-24
Como Citar
da Silva Saraiva, T. C., & Marques da Silva Vieira, D. (2024). PERSPECTIVAS DOS EDUCADORES SOBRE A INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO CONTEXTO PEDAGÓGICO DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19. Revista Extensão, 8(3), 7-19. Recuperado de https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/9449
Seção
Artigos