ENSINO DE SUPORTE BÁSICO DE VIDA PARA ESTUDANTES DE ESCOLAS PÚBLICAS

Palavras-chave: Reanimação Cardiopulmonar. Parada Cardíaca. Obstrução das Vias Respiratórias. Engasgo. Relações Comunidade-Instituição.

Resumo

Objetivou-se avaliar a percepção dos estudantes antes e depois de capacitação sobre atendimento inicial na parada cardiorrespiratória e desobstrução de vias aéreas. Trata-se de estudo transversal descritivo, realizado por meio de capacitação sobre suporte básico de vida (SBV). Participaram do estudo 198 indivíduos, com predomínio de estudantes (98,0%), do sexo masculino (52,5%), idade média 16,1 anos e ensino fundamental incompleto (71,2%). Verificou-se alto índice de erros no questionário de avaliação do conhecimento relacionado a situações em urgência e emergência, além de discrepância do conhecimento da população leiga em relação aos protocolos do SBV. No entanto, observou-se melhora significativa dos resultados em 85,7% das questões, após a ministração das aulas teórico-práticas (p<0,0001). Inferiu-se que a abordagem utilizada foi efetiva na aquisição de conhecimento acerca do SBV e a relevância da necessidade de intervenções sobre SBV para que este conhecimento seja difundido e propagado na população em geral.

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Biografia do Autor

Caroline Cruvinel de Souza, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Médica pela Universidade Federal do Vale do São Francisco, campus Paulo Afonso/BA

Mariana Moura Oliveira , Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Discente de Medicina na Universidade Federal do Vale do São Francisco, campus Paulo Afonso/BA

Érika Andressa Simões Melo, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Médica pela Universidade Federal do Vale do São Francisco, campus Paulo Afonso/BA.

Guilherme Bezerril Dutra, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Médico pela Universidade Federal do Vale do São Francisco, campus Paulo Afonso/BA.

Romero Henrique de Almeida Barbosa, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Docente da Universidade Federal do Vale do São Francisco, campus Paulo Afonso/BA. Médico especialista em Clínica Médica e Cardiologia. Mestrado em Extensão Rural.  

 

Matheus Rodrigues Lopes, Universidade Federal do Vale do São Francisco, campus Paulo Afonso, Bahia, Brasil

Docente da Universidade Federal do Vale do São Francisco, campus Paulo Afonso/BA. Doutorado em Ciências.

Carlos Alberto de Lima Botelho Filho, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Docente da Universidade Federal do Vale do São Francisco, campus Paulo Afonso/BA. Médico especialista em Clínica Médica e Endocrinologia. Mestre em Ciências da Saúde.

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Publicado
2024-06-24
Como Citar
Cruvinel de Souza, C., Moura Oliveira , M., Andressa Simões Melo, Érika, Bezerril Dutra, G., Henrique de Almeida Barbosa, R., Rodrigues Lopes, M., & de Lima Botelho Filho, C. A. (2024). ENSINO DE SUPORTE BÁSICO DE VIDA PARA ESTUDANTES DE ESCOLAS PÚBLICAS. Revista Extensão, 8(3), 31-41. Recuperado de https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/9005
Seção
Artigos