CORRIDA DAS EQUAÇÕES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ÂMBITO DO PIBID

Palavras-chave: Ensino de Matemática. Jogos. PIBID.

Resumo

O presente relato apresenta resultados de uma oficina envolvendo um jogo de tabuleiro, desenvolvido por três bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docências (PIBID) de Matemática entre os meses de março a maio de 2023, supervisionada pela professora, na escola, e pela coordenadora, na universidade. A oficina foi realizada com uma turma do 9° ano de uma escola pública estadual, localizada no município de Amargosa, BA. O objetivo da atividade foi abordar a introdução do assunto equação do segundo grau. A proposta principal foi que os estudantes aprendessem a identificar os termos da equação do segundo grau e encontrar as raízes, fazendo substituição da incógnita, e aprendendo de uma forma mais dinâmica, visando a importância do lúdico na aprendizagem dos estudantes. Os resultados mostraram que os estudantes se interessaram pela oficina, e mesmo apresentando algumas dificuldades, os mesmos demostraram aprendizagem do conteúdo, ao final da intervenção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Djeane Bispo dos Santos, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Licencianda em Matemática no Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Bolsista do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID). 

Fernanda de Jesus Neves, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Licencianda em Matemática no Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Bolsista do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID). 

Guilherme dos Santos Silva, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Licenciando em Matemática no Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Bolsista do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID). 

Patricia Santos Pereira Argolo, Colégio Estadual Santa Bernadete

Mestra em Matemática (PROFMAT), Especialista em Matemática Financeira e Estatística, Licenciada em Matemática (UFRB). Professora do Colégio Estadual Santa Bernadete. Supervisora do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID). 

Zulma Elizabete de Freitas Madruga, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Doutora em Educação em Ciências e Matemática. Professora de ensino de Matemática no Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Docente permanente dos Programas de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (UESC) e Educação Científica e Formação de Professores (UESB). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Tendências da Educação Matemática e Cultura (GEPTEMaC). Coordenadora do Progama Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID).

Referências

BORIN, J. Jogos e resolução de problemas: uma estratégia para as aulas de matemática. USP/SP, 2002.

LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA - UNILA. Corrida de Equações. YouTube,16 de outubro de 2021. Disponível em: https://youtu.be/tTNWgijRAgI . Acesso em: 27 Jun. 2023.

NASCIMENTO, T. DO; SANTOS, T. S.; LINO, E. P.; MOREIRA-JÚNIOR, J. R. A utilização do jogo dominó de frações nas aulas de Matemática. Revista Ensin@ UFMS, v. 1, n. 1, p. 174-182, 6 jun. 2016.

SMOLE, K. S.; DINIZ, M. I.; MILANI, E. Jogos de matemática de 6º a 9º ano. In: Cadernos do Mathema Ensino Fundamental. Porto Alegre: Artmed, 2007.
Publicado
2024-02-16
Como Citar
Bispo dos Santos, D., de Jesus Neves, F., dos Santos Silva, G., Santos Pereira Argolo, P., & Elizabete de Freitas Madruga, Z. (2024). CORRIDA DAS EQUAÇÕES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ÂMBITO DO PIBID . Revista Extensão, 8(1), 174-181. Recuperado de https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/8828
Seção
Relatos de Experiência