PROMOÇÃO À SAÚDE MENTAL PARA ADOLESCENTES E PROFESSORES EM UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO
Resumo
Os transtornos mentais estão entre as doenças que mais afetam as pessoas no mundo. Eles são as maiores causas de anos vividos com incapacidade, sendo a depressão a maior delas, mas nem sempre são identificadas e nem consideradas como tal, sendo provavelmente subdiagnosticados. O presente trabalho trata-se de um relato de experiência sobre prática de atividades com estudantes e profissionais da Escola Estadual, envolvendo ações que tratam da saúde mental, Por meio de abordagens interativas e inclusivas, as atividades buscaram sensibilizar os estudantes sobre a relevância da saúde mental, fornecendo informações sobre os transtornos mais comuns, tratamentos disponíveis e a redução do estigma associado. Ao criar um ambiente de apoio e acolhimento, a escola se tornou um espaço propício para diálogos abertos, incentivando o autocuidado e o suporte mútuo. Ao criar um ambiente de apoio e acolhimento, a escola se tornou um espaço propício para diálogos abertos, incentivando o autocuidado e o suporte mútuo. Essa experiência ressaltou a importância de promover a saúde mental no ambiente escolar para otimizar o bem-estar e minimizar as vulnerabilidades existentes.