AÇÕES INTEGRADAS EM SAÚDE PARA A FORMAÇÃO DE ALUNOS DE MEDICINA E PARA A COMUNIDADE

Palavras-chave: Preceptoria. Ensino-aprendizagem. Saúde coletiva.

Resumo

A integração de ações de serviços, ensino e aprendizagem se fazem cruciais para o estabelecimento de saúde das populações. Junto com a preceptoria de acadêmicos em formação de uma comunidade, é necessário a criação de uma relação intrínseca dos membros da equipe da saúde da família dentro de cada unidade básica de saúde, que além de funcionar como porta de entrada da atenção primária à saúde, são, comumente, áreas de facilitação da aprendizagem de profissionais da saúde. A inclusão de práticas na disciplina de Saúde Coletiva insere os acadêmicos dentro das realidades, e proporciona experiências fundamentais para o aprendizado. Dessa forma, esse trabalho tem como objetivo relatar a experiência de um preceptor enfermeiro frente ao ensino de acadêmicos e a integração da equipe de saúde da família nesse processo, bem como também os desafios encontrados na sua atuação. As experiências vivenciadas ocorreram na Unidade Básica de Saúde V, na Vila 16, no município de Augustinópolis, no estado do Tocantins-Brasil. Como resultado, denota-se que o empenho e a dedicação, bem como a integração da equipe de saúde e da comunidade se fazem inerentes ao desenvolvimento de uma preceptoria.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudineide Ribeiro da Silva Santos, Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS)

Enfermeira e especialista em Saúde Coletiva com Ênfase em Saúde da Família (Unitins).

Ana Carolina Souza Porto, Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS)

Acadêmica do curso de medicina da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins).

Saulo Sacramento Meira, Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS)

Doutor em Ciências da Saúde e docente na Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Referências

BRASIL, Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes curriculares nacionais dos cursos de graduação medicina. Brasília: Ministério da Educação, 2014. http://www.toledo.ufpr.br/portal/wp-content/uploads/2017/07/DCN-2014.pdf
BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº 2488, de 21 de outubro de 2011. Aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes e normas para a organização da Atenção Básica, para a Estratégia Saúde da Família (ESF) e o Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) [Internet]. Brasília, DF, Diário Oficial da União, 24 de outubro de 2011[cited 2015 Mar 31]. Available from: http://189.28.128.100/dab/docs/publicacoes/geral/pnab.pdf.
COELHO, Márcia Gomes Marinheiro et al. Atención Primaria de la Salud bajo la perspectiva de la formación del profesional médico. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, v. 24, 2020.
FERREIRA, Francisco Das Chagas; DANTAS, Fernanda de Carvalho; VALENTE, Geilsa Soraia Cavalcanti. Nurses’ knowledge and competencies for preceptorship in the basic health unit. Revista brasileira de enfermagem, v. 71, p. 1564-1571, 2018.
LOPES, Cristiane Maria Carvalho; BICUDO, Angélica Maria; ZANOLLI, Maria de Lurdes. Qualificação como médico preceptor e a satisfação de seus clientes quanto à assistência recebida na UBS de origem. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 41, p. 145-151, 2017.
NORDI, Aline Barreto de Almeida et al. World experiences in preceptorship in medical undergraduate education: an integrative review. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 46, 2022.
PAULA, Gabriel Brazil; TOASSI, Ramona Fernanda Ceriotti. Papel e atribuições do preceptor na formação dos profissionais da saúde em cenários de aprendizagem do Sistema Único de Saúde. Saberes Plurais: Educação na Saúde, v. 5, n. 2, p. 125-142, 2021.
PINTO, Luiz Felipe; GIOVANELLA, Ligia. Do Programa à Estratégia Saúde da Família: expansão do acesso e redução das internações por condições sensíveis à atenção básica (ICSAB). Ciência & Saúde Coletiva, v. 23, p. 1903-1914, 2018.
RIBEIRO, Patrícia Kecianne Costa et al. Os profissionais de saúde e a prática de preceptoria na atenção básica: assistência, formação e transformações possíveis. JMPHC| Journal of Management & Primary Health Care| ISSN 2179-6750, v. 12, p. 1-18, 2020.
SILVA, M.M.F. Preceptoria em nutrição e os caminhos da integração ensino-serviço-comunidade. 2018. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) – Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2018.
Publicado
2023-08-17
Como Citar
Ribeiro da Silva Santos, C., Porto, A. C. S., Andrade, J. P., Martins, G. M. T., Oliveira, M. C. A. de, Campos, N. M., Dias, S. B. A., & Meira, S. S. (2023). AÇÕES INTEGRADAS EM SAÚDE PARA A FORMAÇÃO DE ALUNOS DE MEDICINA E PARA A COMUNIDADE. Revista Extensão, 7(2), 76-85. Recuperado de https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/8616
Seção
Relatos de Experiência