ENSINO POR MEIO DA VIVÊNCIA PRÁTICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE

Palavras-chave: Preceptoria., Educação., Medicina., Experiências.

Resumo

A preceptoria médica é uma atividade presente em todos os cursos de medicina do Brasil e é uma oportunidade singular de alinhamento entre teoria e prática. Essa ferramenta metodológica tem sido estimulada precocemente no ensino médico brasileiro com a inserção de estudantes desde as séries iniciais na atenção primária. Esse trabalho visa relatar as experiências da atuação em preceptoria de um profissional médico, na Unidade Básica de Saúde (UBS) V, no município de Augustinópolis, no estado do Tocantins, e abordar os desafios inerentes à prática, sobre a importância para a medicina da integração dos serviços de saúde e ensino e sobre a posterior qualificação do médico ao desenvolver esse trabalho. Observou-se que a preceptoria médica é fundamental para que o estudante possa desenvolver um olhar clínico e reflexivo acerca das particularidades da população a qual estão inseridas na UBS. Detectou-se a necessidade de maior aprimoramento dos preceptores em consonância com a universidade para capacitá-los na construção de conhecimentos sólidos e na transmissão destes para os discentes. Dessa forma, a troca de informações entre preceptor, estudantes, equipe de saúde e comunidade permite ao aluno adquirir novas habilidades e abordagens para lidar com os desafios, sobretudo na área rural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Victor Giovannino Accetta, Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS)

Médico, coordenador do curso de medicina da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) e especialista em Saúde Coletiva com Ênfase em Saúde da Família (Unitins).

Ana Carolina Souza Porto, Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS)

Acadêmica do curso de medicina da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins).

Saulo Sacramento Meira, Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS)

Doutor em Ciências da Saúde e docente na Universidade Estadual do Tocantins (Unitins).

Referências

AUTONOMO, F. R. de O. M. et al. A Preceptoria na formação médica e multiprofissional com ênfase na atenção primária–Análise das Publicações Brasileiras. Revista brasileira de educação médica, v. 39, n. 2, p. 316-327. 2015.
BRASIL. Diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em medicina. Disponível em: Diretrizes Medicina - Audiência Pública (mec.gov.br). Acesso em: 28 de maio.
BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº 2.311, de 23 de outubro de 2014. Altera a Portaria nº 2.866/GM/MS, de 2 de dezembro de 2011, que institui, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), a Política Nacional de Saúde Integral das Populações do Campo e da Floresta (PNSIPCF). Brasília: Ministério da Saúde, 2014.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização. Clínica ampliada, equipe de referência e projeto terapêutico singular. 2ª ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2007. 60 p.
FARIA, R. M. de. A territorialização da atenção básica à saúde do sistema único de saúde do Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, v. 25, p. 4521-4530, 2020.
FERREIRA, I.G;, CAZELLA, S.C.;, COSTA, M.R.. Preceptoria médica: concepções e vivências de participantes de curso de formação em preceptoria. Rev bras educ med [Internet]. 2022;Available from: https://doi.org/10.1590/1981-5271v46.4-20220168.
GAION, J. P. de B. F.; KISHI, R. G. B.; NORDI, A. B. de A. Preceptoria na atenção primária durante as primeiras séries de um curso de Medicina. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 46, 2022.
IBGE. Augustinópolis. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/to/augustinopolis.html. Acesso em: 01 jun. 2023.
MACEDO, C. S et al. Elaboração de um projeto terapêutico singular para uma família de alto risco em uma unidade básica de saúde, Macaíba -RN: relato de experiência. Revista Eletrônica Extensão & Sociedade, 2017.
MATUS C. Política, planejamento & governo. Tomos I e II. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Brasília, 1993.
PAULA, G. B.; TOASSI, R. F. C. Papel e atribuições do preceptor na formação dos profissionais da saúde em cenários de aprendizagem do Sistema Único de Saúde. Saberes Plurais: Educação na Saúde, v. 5, n. 2, p. 125-142, 2021.
SANTOS, J. I. dos. A territorialização na Atenção Básica. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, v. 1, n. 21, p. 1345-1354, 2017.
SEQUEIRA, C. C. R.; JÚNIOR, C. M. Preceptoria na formação médica: O conhecimento dos preceptores sobre competências em cenários de prática. Research, Society and Development, v. 11, n. 8, p. e21111830702-e21111830702, 2022.
SOARES, A. N. et al. Cuidado em saúde às populações rurais: perspectivas e práticas de agentes comunitários de saúde. Physis: Revista de Saúde Coletiva, v. 30, 2020.
TEIXEIRA C. F.; PAIM J. S.; VILLASBÔAS A. L. SUS, modelos assistenciais e vigilância da saúde. Inf Epidemiol SUS, v. 7, n. 7, p. 28, 1998.
Publicado
2023-08-17
Como Citar
Accetta, V. G., Porto, A. C. S., Martins, G. M. T., Andrade, J. P., Oliveira, M. C. A. de, Campos, N. M., Dias, S. B. A., & Meira, S. S. (2023). ENSINO POR MEIO DA VIVÊNCIA PRÁTICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE. Revista Extensão, 7(2), 66-75. Recuperado de https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/8615
Seção
Relatos de Experiência