O LÚDICO E O BRINCAR COMO FORMA DE APRENDIZAGEM PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES VULNERÁVEIS ÀS SITUAÇÕES AMBIENTAIS E SOCIAIS

Palavras-chave: Crianças e Adolescentes. Lúdico. Vulnerabilidade. Desenvolvimento.

Resumo

O relato apresenta as experiências  viênciadas no projeto de extensão “O lúdico e o brincar como forma de aprendizagem para crianças e adolescentes vulneráveis às situações ambientais e sociais” da Universidade Estadual do Tocantins- UNITINS em parceria com o Centro de Referência da Assitencia Social  de Araguatins -TO (CRAS). Com objetivo de trabalhar o lúdico visando o desenvolvimento de competências emocionais das crianças e adolescentes vulneráveis às situações ambientais e sociais na cidade de Araguatins - TO. Trata-se de  uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa,  desenvolvida  por  professores e acadêmicos da Unitins, atendendo crianças e adolescentes do CRAS, entre os meses de  fevereiro a julho de 2022. Logo, os resultados nos levam a concluir  que, o  curso de extensão desenvolvido com crianças e adolescentes assistidas pelo CRAS de Araguatins  foi de suma importância,  tanto para os funcionários do CRAS, como para os  acadêmicos, crianças e adolescentes atendidos na unidade, ambos participaram com grande entusiasmo, descontração e disposição nas atividades realizadas, comprovando que o lúdico contribui para o desenvolvimento pleno das crianças e adolescentes em vulnerabilidade ambiental e  social.

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Biografia do Autor

Lívia Eduarda Lourenço, unitins

Acadêmica do curso de graduação em Pedagogia da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Silvanis dos Reis Borges Pereira, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Pedagoga com especialização em Psicopedagogia e Educação Religiosa, Mestre em educação, professora do curso de graduação em Pedagogia da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Tocantins (UFT).

 

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Publicado
2023-06-27
Como Citar
Eduarda Lourenço, L., & dos Reis Borges Pereira, S. (2023). O LÚDICO E O BRINCAR COMO FORMA DE APRENDIZAGEM PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES VULNERÁVEIS ÀS SITUAÇÕES AMBIENTAIS E SOCIAIS. Revista Extensão, 6(4), 52-60. Recuperado de https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/8352
Seção
Relatos de Experiência