O LÚDICO E O BRINCAR COMO FORMA DE APRENDIZAGEM PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES VULNERÁVEIS ÀS SITUAÇÕES AMBIENTAIS E SOCIAIS
Resumo
O relato apresenta as experiências viênciadas no projeto de extensão “O lúdico e o brincar como forma de aprendizagem para crianças e adolescentes vulneráveis às situações ambientais e sociais” da Universidade Estadual do Tocantins- UNITINS em parceria com o Centro de Referência da Assitencia Social de Araguatins -TO (CRAS). Com objetivo de trabalhar o lúdico visando o desenvolvimento de competências emocionais das crianças e adolescentes vulneráveis às situações ambientais e sociais na cidade de Araguatins - TO. Trata-se de uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa, desenvolvida por professores e acadêmicos da Unitins, atendendo crianças e adolescentes do CRAS, entre os meses de fevereiro a julho de 2022. Logo, os resultados nos levam a concluir que, o curso de extensão desenvolvido com crianças e adolescentes assistidas pelo CRAS de Araguatins foi de suma importância, tanto para os funcionários do CRAS, como para os acadêmicos, crianças e adolescentes atendidos na unidade, ambos participaram com grande entusiasmo, descontração e disposição nas atividades realizadas, comprovando que o lúdico contribui para o desenvolvimento pleno das crianças e adolescentes em vulnerabilidade ambiental e social.
Downloads
Referências
BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Versão Final, Brasília, DF, 2017. Disponível em: < http://basenacionalcomum.mec.gov.br/> Acesso em: 16 set. 2022.
CARVALHO, Maria do Carmo Brant de; AZEVEDO, Maria Júlia. Ações sócioeducativas no âmbito das políticas públicas. In Avaliação: construindo parâmetros das ações sócioeducativas. Maria do Carmo Brant de Carvalho. (coord). São Paulo: Cenpec, 2005. p. 25-34.
COSTA, Emilene De Cássia Faria. Cores: processos e aprendizados de artes visuais. Monografia apresentada ao Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais. Belo Horizonte. 2015. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AN5LAK/1/monografia_finalizada___17_10_2016___pdf.pdf. Acesso em: 01/12/2022.
KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Brinquedos e brincadeiras na educação infantil. In. Anais do I Seminário Nacional: Currículo em Movimento – Perspectivas Atuais, 2010, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte, 2010. p.1-20 Disponível em:
LEON, Adriana D. Reafirmando o lúdico como estratégia de superação das dificuldades de aprendizagem. In: In: Revista Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciência y la Cultura (OEI), Anais... SL, vol. 50, nº 56/3, p. 1-15, Out., 201.
LIMA, A. J. A. et al. O lúdico em clássicos da filosofia: Uma análise em Platão, Aristóteles e Rousseau. In. Educação no Século XXI. v.29. Ludicidade/ Organização: Editora Poisson. Belo Horizonte - MG: Poisson, 2019.
NAVES, Renata Magalhães. Experiência Estética E Posicionamento Ético: A Arte Com Crianças E Adolescentes Em Vulnerabilidade Social. Tese apresentada ao Instituto de Psicologia da Universidade. Brasília. 2019. Disponível em: https://repositorio.unb.br/bitstream/10482/38143/1/2019_RenataMagalh%c3%a3esNaves.pdf. Acesso em: 06/12/2022.
NUNES, Angélica Krause. Crianças E Adolescentes Em Situação De Vulnerabilidade: Intervenções Possíveis Por Meio Da Ludicidade. Projeto de Pesquisa necessário para aprovação no Componente Curricular de Pesquisa em educação: trabalho de conclusão de curso II. 2021. Disponível em: https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/2119/_tcc_angaelica___04.08_atualizado-convertido.pdf?sequence=-1&isAllowed=y. Acesso em: 06/12/2022
SANTOS, Taciana da Silva. Metodologias ativas d ensino-aprendizagem. Dados Internacionais De Catalogação Na Publicação Instituto Federal De Educação, Ciências E Tecnologia - Biblioteca Campus Olinda. Olinda. 2019.
SCHUCH, Noemia; MERIGO, Janice. As Ações Socioeducativas Desenvolvidas Pelo Programa Cidadão Crescente No Cras Santa Rita No Município De Rio Do Sul. 2016. Disponível em: https://www.egem.org.br/wp-content/uploads/2016/01/AS-ACOES-SOCIOEDUCATIVAS-DESENVOLVIDAS-PELO-PROGRAMA-CIDADAO-CRESCENTE-NO-CRAS.pdf. Acesso em: 06/12/2022
VYGOTSKY, Lev. S. A Formação Social da Mente. 4ª ed. São Paulo: Martins Fontes Editora Ltda, 1991.