PESQUISA-AÇÃO, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E INCLUSÃO:

A EXTENSÃO E A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES

Palavras-chave: Inclusão. Estratégias pedagógicas. Formação docente

Resumo

O estudo aqui apresentado objetivou analisar como um projeto de extensão, que tem como base a pesquisa-ação, contribuiu na formação de professores e alunos de graduação no que tange a inclusão da pessoa com deficiência no ensino fundamental I. O projeto aconteceu em escolas públicas dos municípios de Ouro Preto e Mariana em Minas Gerais e contou com a participação de professoras das escolas e alunas de graduação em Pedagogia. A pesquisa-ação foi a metodologia utilizada para fundamentar e orientar a ação do projeto. Como resultado foi possível identificar que a construção coletiva de ações pedagógicas, com base na metodologia proposta, propiciou reflexões e reelaborações das estratégias pedagógicas por parte dos professores. Em relação aos alunos de graduação, proporcionou o envolvimento com o campo da inclusão e a ressignificação de conceitos, bem como o repensar da futura prática docente. É possível concluir que a pesquisa-ação pode se configurar em importante ferramenta metodológica para formação inicial e continuada de professores.   

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Biografia do Autor

Marco Antonio Melo Franco, Universidade Federal de Ouro Preto

Professor associado do departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Ouro Preto. Lider do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Práticas na Alfabetização e na Inclusão em Educação. 

Jordania Xavier, Universidade Federal de Ouro Preto

Formada em Pedagogia e Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Ouro Preto. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Práticas na Alfabetização e na Inclusão em Educação.

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Publicado
2023-09-04
Como Citar
Franco, M. A. M., & Xavier, J. J. de A. (2023). PESQUISA-AÇÃO, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E INCLUSÃO: . Revista Extensão, 7(3), 120-128. Recuperado de https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/8223
Seção
FLUXO CONTÍNUO - Artigos