OS EFEITOS DA COVID-19 NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO BRASIL: DIFICULDADES EVIDENCIADAS À LUZ DA LITERATURA CIENTÍFICA

Palavras-chave: Docentes. Alunos. Infraestrutura. Formação Continuada. Assistência Estudantil

Resumo

O texto aborda sobre os impactos da Covid-19 na educação profissional e tecnológica no Brasil. Utilizou-se o método bibliográfico conceitual, formado pelas seguintes etapas: a) definição das perguntas de pesquisa; b) coleta dos dados; c) organização e análise dos dados, e; d) geração da resposta. Também se fez uso do estudo multicasos. O estudo concluiu que no contexto acadêmico, a formação de professores e a infraestrutura tecnológica são pontos a serem trabalhados. Num cenário mais macro, a questão dos alunos com condição socioeconômica deficitária deve ser acompanhada não apenas pelos programas de assistência estudantil, mas também pelos governos por meio de políticas públicas. Infere-se que o período pós-pandemia se mostra oportuno para que os aprendizados originados a partir do ensino remoto sejam postos em prática e com isso viabilizem o objetivo principal da educação profissional e tecnológica: a formação cidadã.

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Biografia do Autor

Ronison Oliveira da Silva, Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM)

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo IInstituto Federal de Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM) Campus Manaus Centro.

Daniel Nascimento-e-Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM)

Pós-Doutor em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico e Pesquisador  do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM), Campus Manaus Distrito Industrial – CMDI. 

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Publicado
2023-06-27
Como Citar
Oliveira da Silva, R., & Nascimento-e-Silva, D. (2023). OS EFEITOS DA COVID-19 NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO BRASIL: DIFICULDADES EVIDENCIADAS À LUZ DA LITERATURA CIENTÍFICA. Revista Extensão, 7(1), 21-32. Recuperado de https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/8211