AS CONTRIBUIÇÕES DO PSICOPEDAGOGO NA INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM

Palavras-chave: Desenvolvimento. Ensino – aprendizagem. Psicopedagogo.

Resumo

Este artigo científico tem como objetivo enfatizar a importância do psicopedagogo para a contribuição na análise e observação do comportamento psicopedagógico dos educandos, para a partir de então, planejar e criar métodos que venham contribuir para sanar as problemáticas detectadas e minimizar as deficiências responsáveis pelo fracasso escolar. Apesar dos avanços que a educação tem conquistado nas últimas décadas, cabe ainda a implantação efetiva do profissional – psicopedagogo, para garantir a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem. Neste sentido, o artigo propõe demonstrar os segmentos em que o psicopedagogo pode atuar para contribuir de forma significativa com o trabalho do professor, tendo em vista que este irá projetar atividades e trabalhos que vão atender especificamente as necessidades e as dificuldades apresentadas pelos educandos. Porém, apesar da necessidade da inserção dos psicopedagogos no ambiente escolar, considerando a comprovada necessidade dos mesmos, o referido ainda não acontece. Assim, como Bossa e Furtado, discutem acerca da importância da atuação dos mesmos para o desenvolvimento da aprendizagem. Dessa forma, é importante que o estado crie medidas mais eficientes de contribuição para que estes profissionais possam atuar eficientemente no âmbito educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline de Aquino Miranda Mendonça, Secretaria de Educação do Tocantins (SEDUC - TO)

Graduada em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal do Tocantins. Pós-graduada em Geografia pela Faculdade Rio Sono. 

Elba de Almeida Silva, Secretaria de Educação do Tocantins (SEDUC - TO)

Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará. Pós-graduada em Psicopedagogia Institucional e Libras pelo Instituto Darwin. 

Paula Arianny Pedroza da Silva

³ Graduada em Administração pela Unopar. 

Paulo Pedroza de Souza

Graduado em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade do Estado do Pará. 

Publicado
2023-06-27
Como Citar
de Aquino Miranda Mendonça, A., de Almeida Silva, E., Pedroza da Silva, P. A., & Pedroza de Souza, P. (2023). AS CONTRIBUIÇÕES DO PSICOPEDAGOGO NA INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM. Revista Extensão, 7(1), 89-97. Recuperado de https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/7900