METODOLOGIAS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE: A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA

Palavras-chave: Estágio Supervisionado. Geografia. Metodologia. Transposição Didática. COVID-19.

Resumo

O presente resumo tem por objetivo apresentar um pouco do que foi utilizado como metodologia para a disciplina de Estágio Supervisionado IV para a Turma 61 do curso de Licenciatura e Bacharelado em Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia – Universidade Estadual Paulista (FCT/UNESP) Câmpus de Presidente Prudente/SP. A pandemia da COVID-19 modificou intensamente o cotidiano de todas e todos suscitando a necessidade de alternativas frente aquele momento crítico. No caso da educação foi preciso que ações didáticas e educacionais fossem realizadas de forma a mitigar os impactos do distanciamento para a formação dos alunos matriculados na disciplina mencionada. Deste modo, nos utilizamos da “Transposição didática” como metodologia e do “Percurso pedagógico” como ferramenta de estímulo ao ensino-aprendizagem de estagiárias e estagiários. Podemos concluir que as perspectivas foram alcançadas e que novas frentes de ações poderão ser realizadas, não esgotando a possibilidade de novos resultados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe César Augusto Silgueiro dos Santos, Faculdade de Ciências e Tecnologia - Universidade Estadual Paulista (FCT/UNESP)

Mestre, Bacharel, Licenciado e doutorando em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia – Universidade Estadual Paulista (PPGG – FCT/UNESP) Campus de Presidente Prudente/SP. Professor substituto na mesma instituição de ensino superior.

Referências

BOLIGIAN, Levon, ALMEIDA, Rosângela Doin de. A transposição didática do conceito de território no ensino de Geografia. In: GERARDI, Lúcia Helena de Oliveira (org.) Ambientes: Estudos de Geografia. Rio Claro: Associação de Geografia Teorética (AGETEO), 2003, p. 235 – 248.

CACETE, Núbia Hanglei. Formação do professor de Geografia: Sobre práticas de ensino e estágio supervisionado. Revista da Casa da Geografia de Sobral, Sobral/CE, v. 17, n. 2, p. 3-11, 2015.

MACÊDO, Rebeka Carvalho, MOREIRA, Kaline da Silva. Ensino de Geografia em tempos de pandemia: Vivências na escola municipal Professor Américo Barreira, Fortaleza/CE. Revista Verde Grande – Geografia e Interdisciplinaridade, Montes Claros/MG, v. 2, n. 2, p. 70 – 89, 2020.

MALYSZ, Sandra. Estágio em parceria universidade-educação básica. In: PASSINI, Elsa Yasuko et. al. (org.). Prática de Ensino de Geografia e Estágio Supervisionado. São Paulo: Contexto, 2007, p. 16 – 25.

MARCELINO, Andréa Rabelo; VOLPATO, Gildo. Formação do professor de geografia: um olhar para o pensamento geográfico. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, Brasil, n. 79, p. 87-103, 2021

MINERVINO, Maria das Lágrimas Leite, SILVANO, Geanne Estevam. Metodologias ativas no ensino de Geografia na educação básica. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 6., 2019, Fortaleza/CE, Anais... Fortaleza/CE: Editora Realize, 2019, p. 1 – 12.

POLIDORO, Lurdes de Fátima; STIGAR, Robson. A transposição didática: A passagem do saber científico para o saber escolar. Ciberteologia: Revista de Teologia e Cultura, n. 27, p. 1 – 7, 2000.

PONTUSCHKA, Nídia Nacib, PAGANELLI, Tomoko Iyda, CACETE, Núbia Hanglei. A formação docente e o ensino de Geografia. In:______. Para ensinar e aprender Geografia. São Paulo: Cortez, 2007, p. 87 – 104.

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA. 2021. Comunicado nº1 de 2021 – Comitê COVID-19 UNESP. Disponível em: https://www2.unesp.br/portal#!/aci_ses/notas-e-comunicados/comunicado-n-01-2021---comite-unesp-covid-19/ Acesso em 25.ago.2022.
Publicado
2023-06-27
Como Citar
Augusto Silgueiro dos Santos, F. C. (2023). METODOLOGIAS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE: A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA. Revista Extensão, 7(1), 110-120. Recuperado de https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/7896