INDIVIDUALIZAÇÃO DO ENSINO POR MEIO DO PLANEJAMENTO: ALUNO AUTISTA NA REDE REGULAR DE ENSINO

Palavras-chave: Plano Educacional Individualizado. Autismo. Ensino Colaborativo. Inclusão Escolar.

Resumo

Este artigo tem o objetivo demonstrar a importância do Plano Educacional Individualizado – PEI, para alunos com Transtorno do Espectro Autista – TEA, matriculados no ensino regular. É parte da pesquisa de mestrado profissional em educação, que aborda sobre o planejamento educacional individualizado como base fundamental do trabalho pedagógico na educação inclusiva.  Compreende-se o PEI como um instrumento educacional com potencial de aplicação no processo de inclusão escolar configurando-se um mecanismo de planejamento e avaliação para alunos com deficiência, transtorno global de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação que são Público-Alvo da Educação Especial – PAEE. De cunho bibliográfico, a pesquisa tem metodologia centrada na revisão de literatura em livros, artigos e trabalhos acadêmicos, com suporte na legislação sobre a inclusão e transtorno do espectro autista. Diante da discussão sobre a forma de inclusão de alunos TEA, o PEI corrobora de forma consistente para essa nova dinâmica educacional, sendo promissora para o desenvolvimento integral desse público-alvo.

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Biografia do Autor

Fernanda Correia de Lima Almeida, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Tocantins  (UFT), Palmas, Tocantins. Professora de Atendimento Educacional Especializado em Balsas - MA.  

Denise de Barros Capuzzo , Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutora em Educação (2012) e mestrado em Psicologia (2002) pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Professora associada da Universidade Federal do Tocantins (UFT). 

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Publicado
2023-06-27
Como Citar
Correia de Lima Almeida, F., & de Barros Capuzzo , D. (2023). INDIVIDUALIZAÇÃO DO ENSINO POR MEIO DO PLANEJAMENTO: ALUNO AUTISTA NA REDE REGULAR DE ENSINO. Revista Extensão, 7(1), 61-70. Recuperado de https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/7834