PARECER SOBRE A APLICAÇÃO DOS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NO PROGRAMA PÁTRIA AMADA MIRIM – PAM INTERATIVO

Palavras-chave: Educação Ambiental. Sustentabilidade. Educação Básica.

Resumo

A educação ambiental deve fazer parte da curricularização escolar de estudantes em formação, com uma abordagem transversal, contribuindo assim para o desenvolvimento de indivíduos preocupados com as questões e problemas ambientais e que busquem a conservação e preservação dos recursos naturais de forma a alcançar a sustentabilidade de maneira holística. Por meio da aplicação do Programa Pátria Amada Mirim - PAM Interativo, uma parcela significativa de estudantes da educação básica do Estado do Tocantins, especificamente do ensino fundamental II tem a oportunidade de ter acesso a conteúdos e informações relevantes a respeito de meio ambiente e a forma como interagimos com ele, abordando aspectos positivos e negativos dessa relação, bem como mudanças necessárias para que o desenvolvimento sustentável seja alcançado. Por meio da análise dos ODS e das atividades desenvolvidas por meio do PAM Interativo constatou-se a aderência e o alcance de diversas metas preconizadas na Agenda dos ODS, de forma a ser possível afirmar que por meio do presente programa, o Estado do Tocantins, a Universidade Estadual do Tocantins e demais Secretarias de Governo envolvidos contribuem significativamente para que o desenvolvimento sustentável seja realizado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thaysi Castro Coelho Andrade, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Graduação em Engenheira Ambiental pela Universidade Federal do Tocantins, Especialização em tratamento e disposição final de resíduos sólidos e líquidos pela Universidade Federal de Goiás com pesquisas desenvolvidas voltadas para a gestão de resíduos sólidos e aterros sanitários. Mestre em engenharia ambiental pela Universidade Federal do Tocantins com ênfase na área de saneamento ambiental. Doutora em Biotecnologia pela Rede de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal - BIONORTE, desenvolvido na Universidade Federal do Tocantins, com pesquisa desenvolvida no campo da biotecnologia voltada para o desenvolvimento de bioetanol.

Márcia Rezende Silva, Secretaria de Estado da Educação (Seduc/TO)

Graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Pós-Graduação em Educação Física Escolar pela Universidade Salgado de Oliveira (Universo). Servidora pública estadual com vínculo junto a Secretaria de Estado da Educação e Cultura. Coordenadora Geral do Programa Pátria Amada Mirim – PAM Interativo. 

 

Referências

BARBIERI, José Carlos. Desenvolvimento sustentável das origens à agenda 2030. Petrópolis: Vozes, 2020.

BRASIL, 1999. Lei Federal 9.795 de 27 de abril de 1999. Política Nacional de Educação Ambiental. Disponível em: https://www.icmbio.gov.br/educacaoambiental/politicas/pnea.html. Acesso em: 28 jul. 2022.

ESTRATÉGIA ODS, 2022. Disponível em: https://www.estrategiaods.org.br/sobre-a-estrategia/. Acesso em: 28 jul. 2022.

MOTTA, Caio Tavares; MOREIRA, Marcelo Rasga. O Brasil cumprirá o ODS 3.1 da Agenda 2030? Uma análise sobre a mortalidade materna, de 1996 a 2018. Ciência e Saúde Coletiva 26 (10), 2021.

NAÇÕES UNIDAS NO BRASIL, 2022. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs. Acesso em: 28 jul. 2022.

SERAFIM, Milena Pavan; LEITA, Juliana Pires de Arruda. O papel das Universidade no alcance dos ODS no cenário do “pós”- pandemia. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas) 26 (2), 2021.
Publicado
2022-12-16
Como Citar
Andrade, T. C. C., & Rezende Silva, M. (2022). PARECER SOBRE A APLICAÇÃO DOS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NO PROGRAMA PÁTRIA AMADA MIRIM – PAM INTERATIVO. Revista Extensão, 6(2), 140-149. Recuperado de https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/7665