RACISMO NA EDUCAÇÃO SOB O VIÉS DAS OPORTUNIDADES DE INGRESSO NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PRIVADO DE PALMAS - TO

Palavras-chave: Desigualdade. Ensino Superior Privado. Racismo Institucional.

Resumo

O racismo estrutural e seus estigmas sociais refletem as consequências históricas na base estrutural da nossa organização social que tende a discriminar o ingresso de negros no sistema educacional de ensino superior privado. Cria-se o seguinte artigo objetivando investigar o processo de manutenção do racismo institucional no Brasil, como verificar a criação de leis, medidas e projetos que contribuam para o desenvolvimento comportamental da causa, denotando ponderações pautadas nas diretrizes legais e dados de institutos de pesquisa locais concernentes ao tema acerca da desigualdade racial promovida pelos entes institucionais, e as dificuldades enfrentadas pela população negra no âmbito do Ensino Superior, possui uma metodologia de pesquisa exploratória e dissertativa, abordando através de um questionário o quantitativo de pessoas negras cursando instituições privadas, estatísticas, e consequências promovidas como: a exclusão e subalternização dessa minoria no ensino superior privado. Mediante o silêncio das instituições observa-se o descaso com o tema e o quanto a desigualdade social dos povos negros está presente em nossa sociedade. De modo a demonstrar a falta de criação e efetivação de políticas afirmativas e integrativas para a manutenção do negro nas instituições a fim de ascender socialmente com oportunidades equiparadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Taynara De Sousa Paula, Faculdade Serra do Carmo

Acadêmica do curso de Direito da Faculdade Serra do Carmo, em Palmas/TO.

Andressa Borges da Cruz, Faculdade Serra do Carmo

Acadêmica do curso de Direito da Faculdade Serra do Carmo, em Palmas/TO.

Mateus Ricardo Rocha Souza, Faculdade Serra do Carmo

Acadêmico do curso de Direito da Faculdade Serra do Carmo, em Palmas/TO.

Lívia Helena Tonella, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais pelo PEA-Nupelia/UEM. Atualmente é professora de Direito da Universidade Federal do Tocantins. Coordenadora da Pós-Graduação (stricto sensu) em Direito Ambiental da OAB/TO em parceria com com a TFC educacional.

Referências

ALEXANDER CAMBRAIA NASCIMENTO VAZ (Brasília). Secretaria-Geral da Presidência da República. O Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial na visão de seus conselheiros.: relatório de pesquisa. Brasília: Ipea, 2012. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/portal/index.php?option= com_content & view= article & id= 13730. Acesso em: 15 ago. 2021.

BRASIL. TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL. Repositório De Dados Eleitorais. Brasília, 2019. Disponível em: http: Http://www.Tse.Jus.Br/Eleições/Estáticas/Repositório-De-Dados-Eleitorais-1//Repositório-De Dados-Eleitorais. Acesso em: 11 out. 2021.

FREYRE, Gilberto. Casa grande e senzala. 48. ed. Rio de Janeiro: Global, 2006. 728 p.

GOLDBERG, David Theo. The racial state. Oxford: Blackwell, 2002. 336 p.

HESSE, B. Discourse on institutional racism: the genealogy of a concept. Oxford: Trenthambooks, 2004.

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. DESIGUALDADE POR COR OU RAÇA NO BRASIL. São Paulo, 2018.

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa Nacional Por Amostra De Domicílios Contínua. São Paulo, 2018.

JACCOUD, Luciana de Barros. A construção de uma política de promoção da igualdade racial: uma análise dos últimos 20 anos. Brasília: Ipea, 2009. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id= 5611. Acesso em: 15 ago. 2021.

SAMPAIO, Elias de Oliveira. Ação coletiva e políticas públicas: uma contribuição ao debate teórico em administração pública à luz da teoria de mancurolson. Campinas: Enanpad, 2001.

SILVA, Tatiana Dias. Ação afirmativa e população negra na educação superior: acesso e perfil discente. Rio de Janeiro: Ipea, 2020. 54 p. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/portal/index.php?option= com_content & view= article & id= 35896&catid=8&Itemid=6. Acesso em: 15 ago. 2021.

WARE, Vron. Branquidade: identidade branca e multiculturalismo. Rio de Janeiro: Garamond, 2004. 307 p.

Publicado
2022-08-29
Como Citar
De Sousa Paula, T., Borges da Cruz, A., Rocha Souza, M. R., & Tonella, L. H. (2022). RACISMO NA EDUCAÇÃO SOB O VIÉS DAS OPORTUNIDADES DE INGRESSO NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PRIVADO DE PALMAS - TO. Revista Extensão, 6(1), 69-84. Recuperado de https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/6905