EDUCAÇÃO MÉDICA: MODELO DE TRANSFERÊNCIA DE APRENDIZAGEM PARA EXTENSÃO NO DESENVOLVIMENTO DA CARREIRA MÉDICA

  • Sandra Márcia Carvalho de Oliveira Universidade Federal do Acre (UFAC) https://orcid.org/0000-0002-3632-5611
  • Isabel Neto Universidade da Beira Interior (UBI)
  • Carlos Fernando Collares Universidade de Maastricht - Holanda
  • Maria Aparecida Buzinari de Oliveira Universidade Federal do Acre (UFAC)
Palavras-chave: Educação Médica. Transferência de Aprendizagem. Desenvolvimento da Carreira. Promoção de Saúde. Medicina Paliativa.

Resumo

Esta pesquisa foi delineada a partir de uma abordagem da dimensão integralidade do processo saúde-doença-cuidado, que ressalta a importância da promoção da saúde no desenvolvimento de habilidades em que o cuidado deve ser integral e centrado no paciente. Trata-se da análise do modelo de transferência de aprendizagem para extensão no contexto da promoção da saúde e da medicina paliativa durante a formação médica. Adotou-se um estudo de natureza qualitativa, pesquisa documental, fundamentado na teoria da carreira cognitiva social. O modelo de transferência de aprendizagem para extensão promoveu o interesse no desenvolvimento da carreira a partir da ideia do cuidar de pacientes necessitados de cuidados paliativos; ofereceu oportunidade de treinamento médico para aumentar a satisfação no trabalho e eficácia a partir de uma comunicação positiva entre os membros da equipe e gerou oportunidades para a mobilidade acadêmica, em busca de trabalho e desenvolvimento da carreira e pessoal. O aprendizado através do modelo de transferência de aprendizagem para extensão permite a aquisição de habilidades somatórias importantes durante a formação médica para muitos estudantes contemporâneos. Portanto, estimular estudantes e futuros líderes em potencial a aprender através do modelo de aprendizagem para extensão, torna-se prioridade no ambiente educacional atual.

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Biografia do Autor

Sandra Márcia Carvalho de Oliveira, Universidade Federal do Acre (UFAC)

Professora Associada do Curso de Medicina e Direito da Universidade Federal do Acre (UFAC). Médica Especialista em Medicina de Família e Comunidade pela Universidade da Beira Interior, CCS/UBI, Covilhã/PT.

Isabel Neto, Universidade da Beira Interior (UBI)

Pós-doutorado em Química Ambiental pelo Instituto de Pesquisas, GKSS-Alemanha. Doutorado em Química pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Professora do Curso de Doutorado em Medicina da Universidade da Beira Interior (UBI) – Covilhã, Portugal. Pesquisadora 1C do CNPq. 

Carlos Fernando Collares, Universidade de Maastricht - Holanda

Doutorado em Psicologia pela Universidade São Francisco. Mestrado em Psicologia (Neurociências e Comportamento) pela Universidade de São Paulo. Professor de Educação Médica na Faculdade de Medicina, Saúde e Ciências da Vida (Faculty of Medicine, Health and Life Sciences) da Universidade de Maastricht, Holanda.

Maria Aparecida Buzinari de Oliveira, Universidade Federal do Acre (UFAC)

Pesquisadora Colaboradora da Universidade Federal do Acre (UFC)

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Publicado
2022-01-28
Como Citar
Carvalho de Oliveira, S. M., Neto, I., Collares, C. F., & Buzinari de Oliveira, M. A. (2022). EDUCAÇÃO MÉDICA: MODELO DE TRANSFERÊNCIA DE APRENDIZAGEM PARA EXTENSÃO NO DESENVOLVIMENTO DA CARREIRA MÉDICA. Revista Extensão, 5(3), 103-116. Recuperado de https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/6480
Seção
Artigos