PROMOVENDO A SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL: AÇÃO DE EXTENSÃO REALIZADO NO PROJETO INTEGRADOR DO CURSO TÉCNICO EM AGROECOLOGIA IFSC CAMPUS CANOINHAS

Palavras-chave: Conscientização Ambiental. Projeto de Extensão. Reciclagem.

Resumo

Buscando criar uma conscientização na população de Canoinhas – Santa Catarina, com ênfase na sustentabilidade ambiental, foi realizado na unidade Curricular de Projeto Integrador II, do Curso Técnico Concomitante em Agroecologia do Instituto Federal de Santa Catarina – IFSC, o projeto de extensão intitulado ‘Promovendo a Sustentabilidade Ambiental - Uma ação dos discentes de Gestão e Legislação de Recursos Naturais - Curso Técnico Concomitante em Agroecologia 2020.1’, tendo como objetivo central  Promover a sustentabilidade ambiental entre os discentes do IFSC e a comunidade externa. Dividiu-se o projeto em duas etapas: (a) Revisão Bibliográfica e apresentação sobre o tema sustentabilidade ambiental e (b) Aplicação de um questionário estruturado, com questões relacionadas a sustentabilidade ambiental, aplicado na comunidade externa do IFSC Canoinhas. O presente projeto de extensão, além de contribuir para uma formação mais completa e crítica dos discentes, contribui para conscientizar a comunidade externa, podendo criar hábitos sustentáveis, tendo por consequência uma melhora da qualidade de vida de todo os agentes participantes do projeto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Douglas André Wurz, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)

Doutor e Mestre em Produção Vegetal pelo CAV/UDESC. Engenheiro Agrônomo e Sommelier Internacional, com experiência na área de Fruticultura de Clima temperado, Viticultura, Enologia, Análise Sensorial de Vinhos, Enogastronomia e Serviço do Vinho. Professor do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) - Campus Canoinhas. 

 

Alcemir Nabir Kowal, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)

Graduando em Agronomia pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) - Campus Canoinhas. 

Rabechlt Stange de Almeida, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)

Graduanda em Agronomia pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) -  Campus Canoinhas. 

Referências

AYRES, Robert. Sustainability economics: Where do we stand? Ecological Economics, v. 67, n. 2, p. 281-310, 2008.

CORRÊA, Edson José. Extensão universitária, política institucional e inclusão social. Revista Brasileira de extensão universitária, v. 1, n. 1, p. 12-15, 2003.

DOVERS, Stephen; HANDMER, John Uncertainty, sustainability and change. Global Environmental Change, v. 2, n. 4, p. 262-276, 1992.

KRAEMER, Maria Elisabeth. Gestão ambiental: Um enfoque no desenvolvimento sustentável. 2012. Disponível em: https://cdn.ambientes.ambientebrasil.com.br/wp-content/uploads/anexos/453.pdf, acesso em 03 de outubro de 2021.

SABBAGH, Roberta Buendia. Gestão ambiental. (Cadernos de Educação Ambiental, 16). Secretaria do Meio Ambiente, SMA, São Paulo. 2011. 176p.

Publicado
2022-01-28
Seção
Relatos de Experiência