GRUPO DE ESTUDOS EM FRUTICULTURA DE CLIMA TEMPERADO E VITIVINICULTURA DO IFSC CAMPUS CANOINHAS – AÇÕES DESENVOLVIDAS EM 2020

Palavras-chave: Fruticultura. Desenvolvimento Regional. Uva e Vinho.

Resumo

Realizou-se no ano de 2020, no Instituto Federal de Santa Catarina – Campus Canoinhas, o projeto de extensão intitulado ‘Grupo de Estudos em Fruticultura de Clima Temperado e Vitivinicultura, com principal objetivo de reunir os discentes do Eixo de Recursos Naturais e Fruticultores para discutir assuntos relacionada a cadeira produtiva de frutas no Planalto Norte Catarinense, fomentando a atividade na região. O projeto consistiu na realização de reuniões quinzenas, capacitações online e um ciclo de palestras. Com a realização do presente projeto houve uma maior aproximação dos discentes com o setor produtivo e com a temática Fruticultura, através de encontros e capacitações online, os discentes obtiveram atualizações técnicas referentes a diversos assuntos relacionados a fruticultura, com destaques para a cultura da videira, pereira, macieira, morangueiro e vitivinicultura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Douglas André Wurz, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)

Doutor e Mestre em Produção Vegetal pelo CAV/UDESC.  Engenheiro Agrônomo e Sommelier Internacional, com experiência na área de Fruticultura de Clima temperado, Viticultura, Enologia, Análise Sensorial de Vinhos, Enogastronomia e Serviço do Vinho. Professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC) - Câmpus Canoinhas. 

Alcemir Nabir Kowal, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)

Graduando em Agronomia pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) - Campus Canoinhas. 

Thalia Aparecida Silva Maciel, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)

Graduanda em Agronomia pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) - Campus Canoinhas. 

Rabechlt Stange de Almeida, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)

Graduanda em Agronomia, pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) - Campus Canoinhas. 

Referências

CORRÊA, Edson José. Extensão universitária, política institucional e inclusão social. Revista Brasileira de extensão universitária, v. 1, n. 1, p. 12-15, 2003.

WREGE, Marcos Silveira; STEINMETZ, Silvio; REISSER JÚNIOR, Carlos; ALMEIDA, Ivan Rodrigues. ATLAS climático da Região Sul do Brasil: estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. 2ª ed. Brasília, Embrapa, 2012, 334p.

WURZ, Douglas André; JASTROMBEK, Jessiane. Caracterização físico-química de vinhos brancos de mesa elaborados no Planalto Norte Catarinense. Revista Ifes Ciência, v. 7, n. 1, p.01-09, 2021

Publicado
2022-01-28
Seção
Relatos de Experiência