POLÍTICAS DE EXTENSÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E A GESTÃO DE ESPAÇOS EDUCACIONAIS NO IFRN CAMPUS NATAL CENTRAL

Palavras-chave: Extensão. Políticas. Educação Profissional. Gestão.

Resumo

O princípio educativo da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão na educação superior está previsto no artigo 207 da Constituição Federal Brasileira de 1988, e tem se mostrado como característica fundamental de uma formação acadêmica integral ao longo dos anos, independente das mudanças de governo. Assim, o presente artigo tem como objetivo analisar as políticas de extensão na educação profissional com ênfase na gestão dos espaços educacionais do Campus Natal Central do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, estudar os diferentes modelos de gestão escolar e demonstrar qual o modelo de gestão praticado nos diferentes âmbitos do IFRN. Para realizar a análise de conteúdo, foram efetuadas pesquisas bibliográficas e documentais com a finalidade de identificar e discutir os pontos de intersecção relevantes entre as políticas de extensão desenvolvidas e a forma como se estrutura a gestão dos espaços educacionais na educação profissional. Como consequência, destaca-se que o modelo de gestão escolhido reflete nas políticas de extensão em desenvolvimento, mas não determina a forma de efetivação das atividades extensionistas de acordo com as demandas da comunidade.

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Biografia do Autor

Bruna Lopes Tupinambá Coutinho, Universidade Potiguar - UP

Graduada em Direito

Márcio Adriano de Azevedo, Universidade do Minho/Portugal - UMinho

Pós-Doutor em Sociologia.

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Publicado
2021-10-06
Como Citar
Lopes Tupinambá Coutinho, B., & de Azevedo, M. A. (2021). POLÍTICAS DE EXTENSÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E A GESTÃO DE ESPAÇOS EDUCACIONAIS NO IFRN CAMPUS NATAL CENTRAL. Revista Extensão, 5(2), 15-25. Recuperado de https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/5724
Seção
Artigos