SOBRE TODAS ELAS: A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E O COMBATE AO ASSÉDIO SEXUAL CONTRA A MULHER

Palavras-chave: Violência contra a Mulher. Assédio Sexual. Gênero. Saúde. Atividades Educativas.

Resumo

O enfrentamento da violência contra a mulher exige esforços de toda a população em virtude da sua magnitude. Nesta perspectiva, foi desenvolvido o projeto de extensão "Sobre Todas Elas", que oportunizou o relacionamento entre universidade e sociedade em prol da prevenção e combate ativo deste fenômeno. O objetivo do presente estudo foi relatar a experiência de discentes da Universidade Estadual do Tocantins no desenvolvimento de uma atividade inclusa no cronograma do projeto. A ação aconteceu em duas etapas nas escolas públicas do município de Augustinópolis – TO, e contou com a participação de aproximadamente 90 alunos do ensino fundamental e médio, de ambos os gêneros e idade superior a 14 anos. O encontro promoveu uma exposição sucinta sobre a violência de caráter sexual através de um “Assediômetro”, contendo exemplos de situações leves, moderadas e graves. A construção dessa comunicação trouxe benefícios tanto para o campo social quanto acadêmico, em vista da democratização do conhecimento e capacitação do profissional dentro do contexto abordado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danielle Silva Amorim, Unitins

Graduanda em Enfermagem pela Universidade Estadual do Tocantins – Unitins.

Patrícia Morais da Silva, Unitins

Graduanda em Enfermagem pela Universidade Estadual do Tocantins – Unitins. 

Catilena Silva Pereira, Unitins

Especialista em Enfermagem Obstétrica pela Faculdade de Ciências de Wenceslau Braz (FCWB). Professora do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Estadual do Tocantins – Unitins. 

Hanari Santos de Almeida Tavares, Unitins

Mestre em Ensino de Ciências Ambientais pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Coordenadora do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Estadual do Tocantins – Unitins. 

Lilian Natalia Ferreira de Lima, UNITINS

Mestre em Ensino das Ciências Ambientais pela Universidade Federal do Pará – UFPA. Professora do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Estadual do Tocantins – UNITINS. 

Referências

BRASIL. Mapa da Violência Contra a Mulher 2018. Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher. Câmara dos Deputados: Brasília, 2018. Disponível em: . Acesso em: 12 nov. 2020.

GARCIA, Leila Posenato. A magnitude invisível da violência contra a mulher. Epidemiologia e Serviços de Saúde [online], v. 25, n. 3, p. 451-454, 2016. Disponível em: . Acesso em: 12 nov. 2020.

UNICENTRO – Universidade Estadual do Centro-Oeste. Núcleos Maria da Penha de Guarapuava e Irati lançam material sobre assédio. Mídia e memória sem fronteiras, 2017. Disponível em: . Acesso em: 20 nov. 2020.

UNITINS – Universidade Estadual do Tocantins. Extensão. Portal Unitins, 2020. Disponível em: . Acesso em: 12 nov. 2020.
Publicado
2021-06-16
Seção
Relatos de Experiência