INTERLIGANDO ESCOLAS E UNIVERSIDADE COM O PROJETO DE EXTENSÃO “CINE ESCOLA: LUZ, CÂMERA, EDUCAÇÃO”

Palavras-chave: Cinema. Educação. Escola. Direitos Humanos. Extensão.

Resumo

O projeto “Cine Escola: Luz, câmera, educação” tem um vínculo estabelecido com o Programa de Extensão: Núcleo de Estudos em Direitos Humanos da Universidade Estadual do Tocantins – NEDIH/UNITINS. Tal projeto tem a intenção de, por meio da exibição de documentários e filmes, estabelecer uma abordagem de reflexão e debate com os estudantes a respeito dos Direitos Humanos. Buscou-se, principalmente, constituir um vínculo entre estudantes de nível fundamental e médio com o ambiente universitário, mas também despertar reflexões, debates, conscientizações e oportunidades advindas da interdisciplinaridade, sobretudo, entre alunos(as) da rede pública e acadêmicos(as) da Universidade Estadual do Tocantins. As sessões do Cine Escola tiveram a participação de escolas estaduais e municipais da cidade de Palmas. Realizaram-se, portanto, sessões de cinema com filmes e documentários, no período de agosto a fevereiro de 2019, que abordaram os Direitos Humanos e sua relação com diversas temáticas atuais. Os(as) estudantes foram envolvidos em atividades que despertaram a curiosidade sobre os temas tratados. Antes das sessões, foram apresentadas as instalações da Unitins aos estudantes, quando realizadas em seu campus/Palmas e na sede, ou uma breve apresentação oral quando as sessões se realizaram nas próprias escolas. Por fim, era promovido um debate a respeito do tema do filme e/ou documentário com o objetivo de contribuir com o aprendizado desses(as) alunos(as), agregando informações ao seu repertório e estimulando sua capacidade argumentativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Isabel do Nascimento Sousa, Universidade Estadual do Tocantins

Graduanda de Serviço Social - Unitins – Câmpus Graciosa.

Leila Dias Pereira do Amaral, Universidade Estadual do Tocantins

Doutorado em Sociologia. Professora dos cursos de graduação em Serviço Social e Direito da Universidade Estadual do Tocantins – Unitins. 

Referências

BAUMAN, Zigmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei Federal 8.069/90. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8069.htm Acesso em: 10 de novembro de 2020.

BRASIL. Constituição Federal de 1988. Brasília, DF. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm Acesso em: 10 de nov. de 2020.

CANCLINI, Nestor García. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo – EDUSP, 2008.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. 11ª ed. São Paulo: Editora Paz e Terra S/A, 2008.

GIDDENS, Anthony. As consequências da modernidade. São Paulo: UNESP, 1991.

LUCENA, João P. F. O assistente social e a política de cultura: reflexões sobre a inserção do profissional de serviço social. In: Seminário Nacional de Serviço Social, Trabalho e Política Social. 29. 2017, Santa Catarina. Anais [...] Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2015. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/129460938.pdf Acesso em: 19 de set. de 2019.

NASA, National Aeronautics and Space Administration. Museum Alliance, USA Disponível em https://informal.jpl.nasa.gov/museum/ - Acesso em 13 de mar. de 2020.

SOUZA, de Valmir. Políticas culturais em São Paulo e o direito a cultura. Políticas Culturais em Revista, v. 2 nº 5. p. 52 -64, jul./dez. 2012.

SOVIK, L. Os projetos culturais e seu significado social. Galaxia, São Paulo, n. 27, p. 172-182, jun./jul. 2014.

YouTube Vídeo

20th Century Films Brasil. Estrelas além do tempo. Estados Unidos. 2017. 1 filme (2 h 6 m). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=9DROiMJfaLA Acesso em 12 de set. de 2019 e 11 de out. de 2019.

The Film Institute. HAKANI: uma menina chamada sorriso. Brasil. 2008. 1 vídeo (35 min e 30 seg). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=k31HSvMuPqc Acesso em 18-9 de nov. de 2019.
Publicado
2021-06-16
Como Citar
Isabel do Nascimento Sousa, A., & Dias Pereira do Amaral, L. (2021). INTERLIGANDO ESCOLAS E UNIVERSIDADE COM O PROJETO DE EXTENSÃO “CINE ESCOLA: LUZ, CÂMERA, EDUCAÇÃO”. Revista Extensão, 5(1), 52-59. Recuperado de https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/5200
Seção
Relatos de Experiência