FORTALECENDO A FORMAÇÃO MÉDICA: EXTENSÃO NA TRANSFERÊNCIA DA APRENDIZAGEM E COVID-19 MODULANDO A MOTIVAÇÃO

Palavras-chave: Educação médica. Transferência de Aprendizagem. Doença de Alzheimer. Medicina paliativa; COVID – 19.

Resumo

Introdução. Esta pesquisa foi delineada com o intuito de aprofundar reflexões sobre a transferência de aprendizagem nos cursos médicos para o ambiente profissional e discutir implicações da Covid-19 sobre a motivação. Objetivo. Integrar um modelo de transferência de aprendizagem para extensão, a partir de uma intervenção educacional em medicina paliativa junto a acadêmicos de medicina dos primeiros períodos da graduação. Métodos. Pesquisa documental. Suportada por dois ambientes de gestão da formação médica da instituição; a extensão (PROEX) e a graduação (PROGRAD). Resultados. Os acadêmicos relataram ampliação de um novo olhar sobre si mesmo, sobre o outro e sobre a instituição. A integração da técnica com o humanismo explica 100% da variabilidade total encontrada para as atividades de medicina paliativa na doença de Alzheimer. Conclusões. Os acadêmicos de medicina inscritos em um projeto de extensão acreditam que a transferência das aprendizagens leva a melhorias no desempenho competente das habilidades no tratamento dos pacientes e que a construção do pensamento científico é importante na educação médica e requer o envolvimento ativo de todos. Outra consideração importante é que a pandemia de COVID-19 pode levar a falta de motivação para transferir.

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Biografia do Autor

Sandra Márcia Carvalho de Oliveira, Universidade Federal do Acre

Professora Associada do Curso de Medicina e Direito da Universidade Federal do Acre (UFAC). Médica Especialista em Medicina da Família e Comunidade. Universidade da Beira Interior, CCS/UBI, Covilhã/PT.

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Publicado
2020-10-15
Seção
Artigos