O INÍCIO DO TRABALHO DOCENTE POR MEIO DE MONITORIAS

Palavras-chave: Espaços de formação docente, contexto escolar, PIBID

Resumo

A temática subjacente deste artigo é a formação inicial de educadores matemáticos. A questão que direciona esta investigação é expressa nos seguintes termos: Quais contribuições para a formação inicial de educadores matemáticos podem advir a partir da realização de monitorias? Leituras, fichamentos de textos e cadernos de campo integram parte dos procedimentos metodológicos seguidos de reuniões de planejamento que se aproximam da perspectiva das rodas de conversa. Dentre os resultados, destaca-se que as monitorias realizadas pelos bolsistas favoreceram a iniciação à docência, a identificação de dificuldades dos alunos com relação à matemática, o contato com diferentes profissionais da área de educação e o planejamento de atividades de ensino.

 

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Biografia do Autor

Pedro Martins de Sousa Junior, Universidade Federal do Tocantins

Graduando em Matemática. Universidade Federal do Tocantins (UFT). 

Sinval Oliveira, Universidade Federal do Tocantins

Doutor em Educação Matemática. Universidade Federal do Tocantins (UFT). 

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Publicado
2020-12-15
Como Citar
Martins de Sousa Junior, P., & Oliveira, S. (2020). O INÍCIO DO TRABALHO DOCENTE POR MEIO DE MONITORIAS. Revista Extensão, 4(3), 125-133. Recuperado de https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/4178
Seção
Artigos