O INÍCIO DO TRABALHO DOCENTE POR MEIO DE MONITORIAS
Resumo
A temática subjacente deste artigo é a formação inicial de educadores matemáticos. A questão que direciona esta investigação é expressa nos seguintes termos: Quais contribuições para a formação inicial de educadores matemáticos podem advir a partir da realização de monitorias? Leituras, fichamentos de textos e cadernos de campo integram parte dos procedimentos metodológicos seguidos de reuniões de planejamento que se aproximam da perspectiva das rodas de conversa. Dentre os resultados, destaca-se que as monitorias realizadas pelos bolsistas favoreceram a iniciação à docência, a identificação de dificuldades dos alunos com relação à matemática, o contato com diferentes profissionais da área de educação e o planejamento de atividades de ensino.
Downloads
Referências
BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). EDITAL Nº 7/2018. Brasília, 2018. Disponível em
COL. EST. PROF. SILVANDIRA SOUSA LIMA. Projeto Político Pedagógico. Araguaína, 2018.
CAMPOS, Magna. Manual de gêneros acadêmicos:resenha, fichamento, memorial, resumo científico, relatório, projeto de pesquisa, normas da ABNT.Mariana: [s.n], 2011. Mimeo. Disponível em:
FREIRE, P. Conscientização. São Paulo: Moraes, 1980.
______. Professora sim, tia não. Cartas a quem ama ensinar. São Paulo: Olho D’água, 1993.
MOURA, Adriana Ferro; LIMA, Maria Glória. A reinvenção da roda: roda de conversa: um instrumento metodológico possível. Revista Temas em Educação, João Pessoa, v.23, n.1, p. 98-106, jan.-jun. 2014.
RÊIS, Eudiany Vieira dos. Monitoria: possibilidades didáticas para a formação inicial de professores de matemática. In: XI Encontro Nacional de Educação Matemática. Educação Matemática: Retrospectivas e Perspectivas, Curitiba, PR, 18 a 21 de julho de 2013.Anais. Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR),Curitiba, 2013. Disponível em:
RUGGIERO, Marta Abdelnur; BASSO, Itacy Salgado. A Matemática no Livro Didático: uma Reflexão Crítica na Perspectiva Histórico-Cultural. Bolema, Rio Claro – SP, v. 16, n. 20, set. 2003. Disponível em: