O INÍCIO DO TRABALHO DOCENTE POR MEIO DE MONITORIAS

Palavras-chave: Espaços de formação docente, contexto escolar, PIBID

Resumo

A temática subjacente deste artigo é a formação inicial de educadores matemáticos. A questão que direciona esta investigação é expressa nos seguintes termos: Quais contribuições para a formação inicial de educadores matemáticos podem advir a partir da realização de monitorias? Leituras, fichamentos de textos e cadernos de campo integram parte dos procedimentos metodológicos seguidos de reuniões de planejamento que se aproximam da perspectiva das rodas de conversa. Dentre os resultados, destaca-se que as monitorias realizadas pelos bolsistas favoreceram a iniciação à docência, a identificação de dificuldades dos alunos com relação à matemática, o contato com diferentes profissionais da área de educação e o planejamento de atividades de ensino.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Martins de Sousa Junior, Universidade Federal do Tocantins

Graduando em Matemática. Universidade Federal do Tocantins (UFT). 

Sinval Oliveira, Universidade Federal do Tocantins

Doutor em Educação Matemática. Universidade Federal do Tocantins (UFT). 

Referências

BRASIL. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Vol. I. Brasília: DF, MEC/SEF, 1998.
BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). EDITAL Nº 7/2018. Brasília, 2018. Disponível em . Acessado em: 24 jun. 2018.
COL. EST. PROF. SILVANDIRA SOUSA LIMA. Projeto Político Pedagógico. Araguaína, 2018.
CAMPOS, Magna. Manual de gêneros acadêmicos:resenha, fichamento, memorial, resumo científico, relatório, projeto de pesquisa, normas da ABNT.Mariana: [s.n], 2011. Mimeo. Disponível em: . Acessado em: 10 mar. 2018.
FREIRE, P. Conscientização. São Paulo: Moraes, 1980.
______. Professora sim, tia não. Cartas a quem ama ensinar. São Paulo: Olho D’água, 1993.
MOURA, Adriana Ferro; LIMA, Maria Glória. A reinvenção da roda: roda de conversa: um instrumento metodológico possível. Revista Temas em Educação, João Pessoa, v.23, n.1, p. 98-106, jan.-jun. 2014.
RÊIS, Eudiany Vieira dos. Monitoria: possibilidades didáticas para a formação inicial de professores de matemática. In: XI Encontro Nacional de Educação Matemática. Educação Matemática: Retrospectivas e Perspectivas, Curitiba, PR, 18 a 21 de julho de 2013.Anais. Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR),Curitiba, 2013. Disponível em: . Acessado em: 20 jun. 2020.
RUGGIERO, Marta Abdelnur; BASSO, Itacy Salgado. A Matemática no Livro Didático: uma Reflexão Crítica na Perspectiva Histórico-Cultural. Bolema, Rio Claro – SP, v. 16, n. 20, set. 2003. Disponível em: . Acessado em: 24 abr. 2016.
Publicado
2020-12-15
Seção
Artigos