INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: EXPECTATIVAS, DESAFIOS E REALIDADES PARA ENSINAR LÍNGUA INGLESA NO NORTE DO TOCANTINS
Resumo
Este relato de experiência se desenvolveu com o intuito de evidenciar a prática docente de bolsistas de um programa de iniciação à docência no Norte do Tocantins. Pretende-se discutir os aspectos que encontrados nos bastidores das aulas de Língua Inglesa, as reflexões vivenciadas na realidade de uma escola pública, as expectativas, os desafios, e a agência de iniciantes à docência diante das adversidades encontradas na prática do ensino de língua. Este trabalho não se desenvolveu apenas na escola, mas com a escola, de maneira participativa. Como resultados neste trabalho, evidenciam-se as experiências de futuros professores em processo de formação e a importância da oportunidade de participar do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID).
Downloads
Referências
ASSIS-PETERSON, A. A; COX, M.I.P. Inglês em tempos de globalização: para além de bem e mal. Calidoscópio, v.5, n.1, p.5-14,2007.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Versão final. Brasília: Ministério da Educação, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCCpublicacao.pdf.Acesso em: 19 de junho de 2020.
DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Kafka: para uma literatura menor. Tradução e prefácio: Rafael Godinho. Lisboa: Ed. Assírio& Alvim,2003.
DIONÍSIO, A. Gêneros Multimodais e Multiletramento. In: Gêneros Textuais: reflexões e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna. 2006.
DUBOC, A. P. M.; FERRAZ, D.M. Letramentos críticos e formação de professores de inglês: currículos e perspectivas em expansão.
FERNANDES, F. A. Crenças, experiências e ações de professores de inglês (LE) de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Tese De doutorado. Programa de Pós Graduação em Linguística. Universidade Federal de São Carlos, 2017.
FERRAZ, D. M.; FURLAN, C. J. K. Educação Linguística em línguas estrangeiras.
FERREIRA, N. S. C. Formação continuada e gestão da educação. São Paulo: Cortez, 2006
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia. São Paul: Paz e Terra, 2011.
______. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. (Coleção Leitura).
GIROUX, H. A. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem [Trad. Daniel Bueno]. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
LEITE, P. M. C. C. Yes, nós vamos correr para “dominar” a Língua: como a
Língua Inglesa é representada em dois textos da Veja. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de São João Del Rei. 2013.
MENDONÇA, A. Teoria do Alinhamento Construtivo: fundamentos e aplicações. 2014. Disponível em: https://www.academia.edu/17729627/Teoria_do_Alinhamento_Construtivo_-_Fundamentos_e_Aplica%C3%A7%C3%B5es_Andr%C3%A9a_Mendon%C3%A7a. Acesso em 19 de junho de 2020.
PENNYCOOK, A. English and the discourses of colonialismo. London: Routledge, 1998.
RAJAGOPALAN, k. Por uma linguística crítica: linguagem, identidade e a questão ética. São Paulo: Parábola Editorial, 2003
SCHLATTER, Margarete; GARCEZ. Pedro. Línguas adicionais na escola: aprendizagens colaborativas em Inglês. Erechim: Edelbra, 2012.
VEIGA, I. P. A. Organização didática da aula: um projeto colaborativo de ação imediata. In: VEIGA, I. P. A (Org.). Aula: gênese, dimensões, princípios e práticas. Campinas: Papirus, 2008.
ZABALZA, M., A. Qualidade em educação infantil. Porto Alegre: Artmed.1998