O ENSINO DO GÊNERO CRÔNICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PIBID EM PORTO NACIONAL -TO

Palavras-chave: Pibid. Crônica. Gêneros Discursivos. Formação de Professores. Língua Portuguesa.

Resumo

A experiência a ser relatada do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) aconteceu em parceria com a escola CEM Florêncio Aires localizada em Porto Nacional – TO. O projeto foi destinado para o ensino de línguas inglesa e portuguesa em escolas públicas na cidade de Porto Nacional com participação de acadêmicos do curso de Letras Inglês e Letras Português sob supervisão de coordenadores e professores da escola. Neste texto relataremos a fase em que levamos oficinas sobre o gênero literário crônica para auxiliar os alunos não só no reconhecimento do gênero, mas na produção de crônicas para a Olimpíada de Língua Portuguesa. Através de sequência didática em quatro oficinas, estudantes da unidade escolar e professores em formação alcançaram aprendizagens e desenvolvimento das competências escritora, no primeiro caso, e docente, no segundo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ada Costa Araújo, Universidade Federal do Tocantins

Acadêmica do curso de Licenciatura em Letras Língua Inglesa pela Universidade Federal do Tocantins - UFT. Bolsista do Programa de Iniciação à Docência (PIBID) subnúcleo Letras-Linguagens UFT – Porto Nacional. 

Thaís Valéria Guimarães dos Santos, Universidade Federal do Tocantins

Acadêmica do curso de Licenciatura em Letras Língua Inglesa pela Universidade Federal do Tocantins - UFT. Bolsista do Programa de Iniciação à Docência (PIBID) subnúcleo Letras-Linguagens UFT – Porto Nacional. 

Referências

BOSI, Alfredo. História concisa da literatura brasileira. São Paulo: Cultrix, 1994.

BRASIL. Lei de diretrizes e bases da educação nacional (LDB). Brasília: Senado Federal, 2017. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/529732/lei_de_diretrizes_e_bases_1ed.pdf. Acesso em: 23/08/2020.

______. Parâmetros Curriculares Nacionais. Língua Portuguesa: Ensino Fundamental II, (1998). Brasília: MEC.

______. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 15/08/2020.

______. Pibid - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Brasilia: Fundação CAPES, 2018. Disponível em: https://www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid/pibid. Acesso em: 31/007/2020.

OLIMPÍADA de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. Coletânea: Crônicas. 6. ed. SP: CENPEC, 2019.

CENTRO DE ENSINO MÉDIO PROF. FLORÊNCIO AIRES. Projeto político-pedagógico. Porto Nacional: Diretoria Regional de Educação de Porto Nacional, 2018.

DOLZ, J.; NOVERRAZ, M.; SCHNEUWLY, B., Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: DOLZ, J., SCHNEUWLY, B. Gêneros e Escritos na Escola. Trad. Org. ROJO, R., Cordeiro, G. S. São Paulo: Mercado das Letras, 2004, p. 95-128.

OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA. Coletânea de Crônicas. São Paulo: Cenpec, 2019. Disponível em: https://www.escrevendoofuturo.org.br/arquivos/7928/coletanea-cronica.pdf. Acesso em: 07/09/2020.

ROJO, R; BARBOSA, J. P. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.

SCHLATTER, Margarete, LAGINESTRA, Maria Aparecida, PEREIRA, Maria Imaculada. A Ocasião Faz o Escritor: caderno do professor. Orientação Para Produção de Textos: crônicas. São Paulo: Cenpec (Coleção da Olímpiada), 2019. Disponível em: https://www.escrevendoofuturo.org.br/arquivos/8147/caderno-cronica.pdf . Acesso em: 06/09/2020.

VERÍSSIMO, Luis Fernando. A Bola. IN: Veríssimo, L. F. Comédias para se Ler na Escola. São Paulo: Objetiva, 2001.
Publicado
2021-03-31
Seção
Relatos de Experiência