FAZER ARTE E DESCOBRIR O MUNDO: EXPERIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Palavras-chave: Crianças Pequenas. Arte. Educação. Experiências.

Resumo

Este artigo discute a relação entre a criança, a arte e a educação na primeira infância, a partir do projeto pedagógico: “Fazer arte e descobrir o mundo”, desenvolvido em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI). Considerando que as crianças desde muito pequena demonstram interesse por novas descobertas, são criativas e curiosas, o projeto buscou contemplar as múltiplas linguagens infantis. O percurso metodológico se inicia com as experiências adquiridas no CMEI, através do Programa de Iniciação à Docência (PIBID), no âmbito do Curso de Pedagogia, da UFT, Campus Miracema. As análises foram elaboradas tendo como referência os registros nos seguintes instrumentos: relatórios, cadernos de campo, fotografias, vídeos, entre outros. Além disso, recorremos à produção bibliográfica sobre a temática investigada e também a documentos elaborados pelo MEC. As reflexões compreendem os resultados das atividades práticas com as crianças no espaço do CMEI, a partir do encontro sensível entre a arte e o mundo infantil, em uma abordagem pedagógica que compreende a criança como portadora de múltiplas linguagens. A arte além de significativa para as crianças é um tema necessário na Educação Infantil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiana Andrade dos Santos, Universidade Federal do Tocantins

Estudante do Curso de Pedagogia, Universidade Federal do Tocantins. 

Viviane Drumond, Universidade Federal do Tocantins

Coordenadora do Núcleo PIBID. Professora da Universidade Federal do Tocantins - Câmpus Miracema, Curso de Pedagogia. 

Referências

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da educação. 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#infantil acesso em: 18 de jun. de 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC, SEB, 2010. 36 p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=9769-diretrizescurriculares-2012&category_slug=janeiro-2012-pdf&Itemid=30192 Acesso em: 05 de jun. de 2020.
BRASIL. Deixa eu falar. Ministério da Educação. Brasília: Rede Nacional primeira infância, 2011. p.34. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=12815-deixa-eu-falar-novembro2011-pdf&category_slug=marco-2013pdf&Itemid=30192 Acesso em: 10 de jun. de 2020.
FERRAZ. M. H. C. de T; FUSARI, M. F. de R. Metodologia do Ensino de Arte: fundamentos e proposições. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2009.
FRIEDMANN, A. Paisagens infantis: uma incursão pelas naturezas, linguagens e culturas das crianças. 254 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.
GOBBI, Marcia. Ver com olhos livres: arte e educação na primeira infância. In: FARIA, Ana Lúcia Goulart de. (Org.) O coletivo infantil em creches e pré-escolas: falares e saberes. São Paulo: Cortez, 2007. p. 29-54.
GOLDSCHMIED, E. JACKSON, S. Educação de 0 a 3 anos: o atendimento em creche. Porto Alegre: Artmed, 2006.
HOLM, Anna Marie. A energia criativa natural. Pro-Posições. Campinas, SP. v. 15, n. 1 (43), p. 83-95, jan./abr. 2004.
HOLANDA, J. Entrevista com Anna Marie Holm. Novo livro de Anna Marie Holm fala sobre a relação com a natureza em atividades de arte-educação. Educação. Editora Segmento. jul./2015. Disponível em: https://revistaeducacao.com.br/2015/07/07/novo-livro-de-anna-marie-holm-fala-sobre-a-relacao-com-a-natureza-em-atividades-de-arte-educacao/ Acesso em: 17 de jun. de 2020.
Publicado
2021-03-31
Seção
Artigos