PIBID E FORMAÇÃO DOCENTE: RELATO DE EXPERIÊNCIAS NA ESCOLA ESTADUAL JOÃO GUILHERME LEITE KUNZE EM ARAGUAÍNA-TO
Resumo
Neste trabalho, trazemos reflexões sobre os efeitos do PIBID na formação docente, embasado por experiências formativas proporcionadas no desenvolvimento do programa na Escola Estadual João Guilherme Leite Kunze, localizada em Araguaína-TO. A metodologia adotada consiste em uso e análise de relatórios parciais e finais que foram elaborados como requisito obrigatório do programa, apreciados com base em revisão de literatura. Demonstra-se, assim, nuances do cotidiano escolar, os desafios no ensino-aprendizagem, e a importância do PIBID na formação do acadêmico de Geografia. Dentre as atividades desenvolvidas na escola, destacamos: planejamento pedagógico elaboração, aplicação e correção de provas acompanhamento e apoio ao docente em sala de aula; planejamento e execução do projeto pedagógico; organização de oficinas; confecção do jogo de memória com as bandeiras dos estados brasileiros; gincana Interdisciplinar e elaboração do quiz de Geografia. Podemos inferir que o PIBID possibilita ao licenciando a oportunidade de vivenciar práticas cotidianas escolares, de apreender como ensinar ao apreender ser professor.
Downloads
Referências
KIMURA, S. Geografia no ensino básico: questões e propostas. São Paulo: Contexto, 2008.
LIBÂNEO, J. C. et.al. Educação escolar: políticas, estruturas e organização - 7. ed. - São Paulo: Cortez, 2009.
MOREIRA, R. Pensar e ser em geografia: ensaios de história, epistemologia e ontologia do espaço geográfico. 1 ed. São Paulo: Contexto, 2008.
OLIVEIRA, J. F. Educação escolar: políticas, estruturas e organização -7. ed. - São Paulo: Cortez, 2009.
PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e docência. 3ª ed. São Paulo: Cortez, 2008.
SOCZEK, D. PIBID como Formação de Professores: reflexões e considerações preliminares. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, v. 3, n. 5, p. 57-69, 19 jun. 2018.