LITERATURA INFANTIL BRASILEIRA E FORMAÇÃO DE LEITORES: UMA EXPERIÊNCIA COM OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavras-chave: Literatura Infantil. Leitura e Escrita. Ensino e Aprendizagem.

Resumo

O presente texto apresenta um relato das experiências dos acadêmicos do curso de Pedagogia, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus Miracema, com o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Discute o projeto pedagógico: “o encantado mundo da literatura infantil brasileira”, desenvolvido em uma escola municipal com os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de incentivar práticas de leitura e escrita. Considerando a relevância da aprendizagem da leitura e escrita na formação escolar, buscamos criar um contexto metodológico e educativo que despertasse o interesse pelos livros e o gosto pela leitura, a partir da literatura infantil brasileira. Foi possível avaliar o alcance do trabalho realizado através das produções textuais e do envolvimento das crianças nas atividades propostas ao longo do desenvolvimento do projeto. Além disso, a experiência trouxe contribuições significativas para nossa formação profissional, especialmente no que diz respeito à didática na sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lara Emanuelle Matos, Universidade Federal do Tocantins

Estudante do Curso de Pedagogia, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Câmpus Miracema. 

David Vinícius Pereira de Lima, Universidade Federal do Tocantins

Estudante do Curso de Pedagogia, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Câmpus Miracema. 

Vanessa Vargas de Lira, Secretaria Municipal de Educação de Miracema do Tocantins

Supervisora do PIBID. Licenciada em História pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) e em Pedagogia pela Universidade Integrada de Araguatins (FAIARA) e Pós-graduação em Gestão, Supervisão e Orientação (FAIARA). Professora da Rede Municipal de Ensino de Miracema do Tocantins. 

Viviane Drumond, Universidade Federal do Tocantins

Coordenadora do Núcleo PIBID. Professora da Universidade Federal do Tocantins, Câmpus Miracema, Curso de Pedagogia. 

Referências

BRASIL. CAPES. portaria n º 45, de 12 de março de 2018. dispõe sobre a concessão de bolsas e o regime de colaboração no programa de residência pedagógica e no programa institucional de bolsa de iniciação à docência (pibid). disponível em: https://www.capes.gov.br/images/stories/download/legislacao/16032018_portaria_45_regulamento_pibid_e_residencia_pedagogica_site.pdf. acesso em: 28 de jun. 2020.
CADEMARTORI, L. O que é literatura infantil. São Paulo: Brasiliense, 1986. Coleção primeiros passos.
CUNHA. M. A. A. Literatura infantil: teoria & pratica. São Paulo: Ática, 1983.
GARCIA, S. C.; FACINCANI, E. F. Literatura infantil e escola: algumas considerações. Campinas, SP: ALB, Anais: 16º congresso de leitura do brasil, 2007. disponível em: http://alb.com.br/arquivo-morto/edicoes_anteriores/anais16/sem08pdf/sm08ss02_06.pdf. acesso em: 23 de maio de 2020.
Publicado
2021-03-31
Seção
Artigos