CONSTITUIÇÃO DE SABERES EXPERIENCIAIS POR MEIO DO PLANEJAMENTO DE FEIRAS DE MATEMÁTICA

Palavras-chave: Saber Docente. Feiras de Matemática. PIBID.

Resumo

Este artigo procura explicitar como se constitui o saber docente dos bolsistas vinculados ao Núcleo do PIBID de Matemática que participaram do planejamento e desenvolvimento de feiras de matemática na Escola Jorge Humberto Camargo (CAIC). A questão diretriz da investigação é a seguinte: quais as possíveis contribuições para a formação inicial de bolsistas de iniciação à docência a partir do contexto de organização de feira de matemática? A revisão bibliográfica definiu os aspectos metodológicos. Os registros presentes nos cadernos de campo dos bolsistas possibilitaram a geração dos dados. O processo de análise ocorreu a partir da definição prévia de categorias que qualificam o saber docente como experiencial. Os resultados denotam que o envolvimento dos bolsistas em ações de planejamento e execução de tarefas inerentes às feiras de matemática propiciou espaços de aprendizagem para a iniciação à docência de educadores matemáticos por meio da formação de saberes e experiências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kevellyn Samara Lima da Silva, Universidade Federal do Tocantins

Graduanda do Curso de Licenciatura em Matemática. Universidade Federal do Tocantins (UFT), Câmpus de Araguaína. 

Sinval de Oliveira, Universidade Federal do Tocantins

Doutor em Educação Matemática. Universidade Federal do Tocantins (UFT). 

Referências

BRASIL. Edital Prograd nº 98_2018 - Retificação do Cronograma do Edital Pibid - Alunos Bolsistas e Voluntários. 2018. Disponível em: . Acesso em: 30 dez. 2019.
DEMO, Pedro. Educar pela Pesquisa. Campinas, SP: Autores Associados, 1997.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FLORIANI, J. V.; ZERMIANI, V. J. Feiras de Matemática: Resgate Histórico. In: ZERMIANI, Vilmar José. Anais do III Seminário de Avaliação das Feiras Catarinenses de Matemática. Blumenau: Odorizzi, 2007.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 12ª Ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2011.
Publicado
2020-12-15
Seção
Artigos