EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) EM TOCANTINÓPOLIS: BREVES APONTAMENTOS

Palavras-chave: PIBID. Escola. Pedagogia. Experiência.

Resumo

O presente relato tem como objetivo socializar as experiências vivenciadas como aluna voluntária do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), por meio do Subprojeto de Pedagogia (vinculado ao edital nº 07/2018) da Universidade Federal do Tocantins, campus de Tocantinópolis. O programa vem desde sua gênese desenvolvendo parceria com as escolas estaduais e municipais, com o objetivo de proporcionar aos licenciados seus primeiros contatos com a escola e com a sala de aula a fim de prepará-los para o exercício da docência.  Assim, esta experiência me possibilitou entender que a formação docente exige um movimento intenso de busca. O PIDIB trouxe até mim esse entendimento e como conhecedora dessa responsabilidade afirmo que ter a oportunidade de participar de um programa dessa natureza é sem dúvida alguma a possibilidade que sempre busquei para aprimorar minha profissão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisca dos Santos, Universidade Federal do Tocantins

Licencianda em Pedagogia pela Universidade Federal do Tocantins - UFT.  Aluna voluntária do Programa de Iniciação à Docência (PIBID) - subnúcleo de Pedagogia. 

Fabíola Andrade Pereira, Universidade Federal do Tocantins

Doutora em Educação da Universidade Federal da Paraíba. Professora adjunta no curso de Pedagogia na Universidade Federal do Tocantins, Câmpus de Tocantinópolis. Coordenadora do Pibid 2018/2020.

Publicado
2020-12-15
Seção
Relatos de Experiência