DIÁLOGOS PIBIDIANOS - TRAJETÓRIAS DE PROFESSORES, TESSITURAS DO TEMPO VIVIDO: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO

Palavras-chave: Memórias docentes. Protagonismo discente. Identidade profissional. Boas práticas docentes. Saberes intergeracionais

Resumo

A articulação entre professores e suas trajetórias de vida foi pensada na proposta pedagógica do PIBID (2018/2020) do Curso de Pedagogia do Campus de Palmas da UFT (TO), para além do fazer docente em sala de aula. Os Diálogos Pibidianos aconteceram na perspectiva da força das memórias docentes como dispositivo de boas referências de trabalho. Propõe-se o aperfeiçoamento de educandos da graduação para o exercício da docência, agregando ao processo de ensino aprendizagem, qualificação e desenvolvimento profissional. Nosso referencial teórico aposta que o ser professor sobrevêm da condição de seu desenvolvimento pessoal, na qual sua trajetória formativa é elemento de análise de novas práticas docentes. É na confiança deste argumento de envolvimento com boas práticas relatadas por profissionais de vários segmentos sociais, bem como de redes de atuação que procuramos planejar como etapa de construção de saberes da prática, a memória de educadores que vivem no norte do Brasil. Neste trabalho apresentaremos algumas sínteses produzidas pelos próprios discentes em seus relatórios semestrais sobre a vivência dos Diálogos, nos quais se destaca a percepção da riqueza das trocas de saberes intergeracionais, Os depoimentos de egressos e supervisores contribuem para destacar a validade da experiência formativa e o processo de protagonismos discentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denise Aquino Alves Martins, Universidade Federal do Tocantins

Professora Doutora aposentada da Universidade Federal do Tocantins (UFT), ex-coordenadora do PIBID- Pedagogia/Palmas (UFT), pesquisa documental sobre processo vivido (2018). 

Patrícia Medina, Universidade Federal do Tocantins

Professora Doutora do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Tocantins (UFT), coordenadora do Projeto Diálogos Pibidianos (2018/2020) e coordenadora do curso de Pedagogia (2019/2021). 

Jean de Oliveira Barbosa , Universidade Federal do Tocantins

Acadêmico do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Tocantins (UFT), participou do grupo do Pibid como bolsista (2018/2019), atual monitor  PIMI do Curso de Pedagogia, orientado pela professora Dra. Patrícia Medina. 

 

 

Pabla Cassiângela Silva Milhomem, Universidade Federal do Tocantins

Mestranda do PPGE/UFT. Egressa do curso de Pedagogia, Pibid (2009/2012). Participante do Diálogo Pibidiano (13.11.2019). 

Renan Rocha Gonçalves, Universidade Federal do Tocantins

Mestrando do PPGE/UFT. Supervisor Pibid (2018/2020) da Escola Municipal de Tempo Integral Daniel Batista, egresso do Curso de Pedagogia/UFT-campus de Palmas. Participante do Diálogo Pibidiano (13.11.2019). 

Mellina Luiza Ribeiro Cardoso Noleto, Universidade Federal do Tocantins

Acadêmica do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Tocantins (UFT), participou do grupo do PIBID do Curso de Pedagogia/Palmas no período de 2018/2020. 

Publicado
2020-12-15
Seção
Artigos