O PIBID E A (TRANS) FORMAÇÃO NA PRÁTICA DOCENTE DOS BOLSISTAS: UMA OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE DO PROJETO “O AMBIENTE POR UM FIO, DE OLHO NAS ÁGUAS DE TAQUARUÇU GRANDE ”

Palavras-chave: Diário de bordo. Jogos pedagógicos. Memórias discentes. Dimensão social. Identidade profissional.

Resumo

Este trabalho propõe desenvolver uma análise crítica acerca das percepções advindas de atividades pedagógicas vivenciadas por bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), durante a licenciatura em Pedagogia na Universidade Federal do Tocantins, campus Palmas. Trata-se de método indutivo por meio de pesquisa de campo, consubstanciada com a observação participante do subprojeto PIBID desenvolvido na Escola Municipal Henrique Talone Pinheiro, entre os anos de 2016 a 2018. O corpus da pesquisa está constituído pela análise de vivências narrativas coletadas em diários de bordo e relatórios pedagógicos elaborados pelas bolsistas durante a execução do projeto de Educação Ambiental intitulado de “O ambiente por um fio, de olho nas águas de Taquaruçu Grande”. As análises revelaram a importância do PIBID como oportunidade de (re) significar o próprio processo de formação inicial docente enquanto uma proposta de construção coletiva de suas próprias condições enquanto futuras professoras. Em conclusão, cabe destacar que a inserção das bolsistas favoreceu uma formação docente comprometida com a realidade das escolas públicas, bem como de seus alunos, dos funcionários e da comunidade local.

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Biografia do Autor

Marilene Dias da Silva Melo, Universidade Federal do Tocantins

Bolsista Pibid (2014/2018), egressa do Curso de Pedagogia (UFT).  

Artenisia Neponuceno, Universidade Federal do Tocantins

Bolsista Pibid (2014/2017), egressa do Curso de Pedagogia (UFT). 

Cleudiane Pereira Barbosa Godinho, Universidade Federal do Tocantins

Bolsista Pibid (2016/2018), egressa do Curso de Pedagogia (UFT). 

Jaqueline Mendes Costa, Universidade Federal do Tocantins

Bolsista Pibid (2014/2016), egressa do Curso de Pedagogia (UFT). 

Roger Trindade Pereira, Universidade Federal do Tocantins

Bolsista Pibid (2014/2017), egresso do Curso de Pedagogia (UFT). 

Denise Aquino Alves Martins, Universidade Federal do Tocantins

Professora Doutora do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Tocantins - Campus Palmas. Coordenadora do subnúcleo de Pedagogia (2015/2018). 

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Publicado
2021-03-31
Como Citar
Dias da Silva Melo, M., Neponuceno, A., Pereira Barbosa Godinho, C., Mendes Costa, J., Trindade Pereira, R., & Aquino Alves Martins, D. (2021). O PIBID E A (TRANS) FORMAÇÃO NA PRÁTICA DOCENTE DOS BOLSISTAS: UMA OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE DO PROJETO “O AMBIENTE POR UM FIO, DE OLHO NAS ÁGUAS DE TAQUARUÇU GRANDE ”. Revista Extensão, 4(4), 147-159. Recuperado de https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/4027
Seção
Artigos